Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Novembro de 2024
Notícia
19/06/2015 | Humberto Butti: Saudade de Itapira tenho todos os dias”

 

Ao lado de Beto Passarella, Vardinho, Bitenka e Gustavo Giovelli, Kalau participou do Festival da Música em 82

 

Quando foi embora para São Paulo, no final dos anos 60, João Carlos da Rocha Franco, o Kalau, não imaginava que a saudade fosse um sentimento constante. Essa saudade, porém, remonta aos tempos em que a cidade era menos movimentada e não oferecia tantos riscos para quem gosta de caminhar pelas ruas. “Saudade de Itapira tenho todos os dias, principalmente saudade dos anos 60, quando podíamos andar a qualquer hora da noite pela cidade sem neuras, sem medos”, relembra. “Podíamos ir ao Juca Mulato de noite com toda segurança”.

Desde a infância Kalau alimenta a paixão pela música. Essa ligação começou ouvindo discos rotação 78 em uma vitrola de sua tia. “Sempre gostei de música e ouvia discos junto com minha tia, em 78 rotações, em uma vitrola que tinha em casa”, relembra. “Minha família morava em um sobradinho que fica ali do lado da linha de trem, perto da igreja de São Benedito, no Pito Aceso, morei ali até os quatros anos, depois nos mudamos para a Embaixador Pedro de Toledo, a rua do Pescador”.

E essa paixão acabou se tornando uma profissão. “Trabalho como músico, compondo trilhas sonoras para todos os fins”, explica. Um caminho totalmente diverso daquele que trilhava na juventude, quando era figura fácil nos bailinhos, quermesses e na Festa de Maio, animando a juventude de então. “Tocávamos aos domingos no programa do Dácio Clemente, na Rádio Clube, também em bailes no Centro Comércio e Indústria, na Sociedade Operária, na famosa barraca do Lopes na Festa de Maio e em outros eventos”, explica. Toda essa fase aconteceu em meados dos anos 60. Kalau foi tocar guitarra com os Rebeldes, um conjunto formado por Keko Piva, Guto Piva, Fernando Riberti, Mano Colferai e Carlos Moysés.
 
Hoje esse músico de talento se dedica à composição de trilhas sonoras e ringtones. Em 98 foi convidado para montar o projeto musical e sonorização do Parque Temático HopiHari e compôs a trilha para a Vila Sésamo, Saloon Show, Hora do Horror e toda a parte de música mecânica. Na TV fez várias trilhas para TV Cultura, no projeto Senta que lá Vem Comédia. No teatro compôs, até este ano, noventa e cinco trilhas, sendo indicado por duas vezes ao prêmio Shell de Teatro com as trilhas Iepe, em 98, e Cinema Éden, em 2005. “Compus também em torno de 15 trilhas para curtas metragens, nestes 22 anos de música compus aproximadamente 2.500 músicas, sem contar uns 900 ringtones para a Samsung/Claro”, contabiliza.
 
Embora se ocupe com as notas musicais o tempo todo, Kalau encontra sempre um tempo para rever parentes e amigos que ficaram por aqui. “Era de praxe ir na Festa de Maio, na Festa da Nonna e no réveillon, mas esse ano, em virtude do surto da dengue, evitei ir”, diz. “Quem sabe, este ano eu apareça na Nonna, está na agenda”.
 
Casado há 30 anos, Kalau reside em São Paulo, no bairro do Paraiso. Embora não tenha filhos, na Capital tem a irmã, o pai e sobrinhos, fato que ajuda a amenizar a saudade da terra natal. Mas, apesar de toda a saudade que sente, não está em seus planos voltar a residir em Itapira. “Voltar a morar, talvez não. Se um dia sairmos de São Paulo certamente iremos para uma cidade que tenha bem poucos habitantes ou uma cidade fora do país, mais por questão de segurança e direito de ir e vir”, revela.
 
 
Sempre ao lado de músicos, com Gustavo Giovelli, José Otávio Fernandes e Beto Passarella
 
Quando vem, aproveita e revê amigos como Waldemar Razzo
 
 
Antiga formação dos Microns: Luís Guinesi, Kalau, Waldemar Razzo, Gustavo Giovelli e Fernando Sabbag
Fonte: Humberto Butti

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1449 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções