Daniela Turoli na sala de atendimento de enfermagem: atividades serão levadas também para fora da clínica
A direção do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira) havia programado para a noite de ontem, 21, a inauguração oficial de uma estrutura de atendimento nas áreas de enfermagem e fisioterapia, assinalando uma nova etapa de colaboração com autoridades e com o setor produtivo do município. Instalado na rua Comendador João Cintra, em frente ao Campus 2, o imóvel, que passa a atender um público previamente agendado depois de passar por triagem junto à equipe do próprio IESI, recebeu reformas para adaptá-lo às necessidades atuais.
O diretor do IESI, Willian Zacariotto, disse que esta prestação de serviço se insere dentro da política de responsabilidade social que a instituição tem preconizado desde o início da década passada quando aqui se instalou. “Estamos disponibilizando nosso quadro docente para interagir junto a comunidade num processo onde todos saem ganhando, a instituição, os alunos e a comunidade”, colocou. Estudantes das duas áreas estarão engajados num processo de atendimento fundamentado na prática de estágio assistido para alunos do oitavo semestre.
Bruna Bergo Nader, formada pela UNIP, com especialidade em Neurologia, Saúde Pública e Mestrado em Ciências Médicas na Unicamp, coordena o setor de Fisioterapia. A coordenadora do curso de Enfermagem é Daniela Sandy Turoli, especialista em Terapia Intensiva Neonatal e Materno-infantil.
Apesar de ambas terem à disposição sala e equipamentos para efetuarem o atendimento projetado, o serviço será levado também para o lado de fora da clínica. Recentemente, segundo revelou Daniela, um grupo de estudantes por ela coordenado realizou na IMBIL uma atividade relacionada à saúde do trabalhador. “Temos uma programação para atendimento preferencial em entidades que cuidam de idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, estaremos presentes em projetos assistenciais em alguns bairros”, revelou. No atendimento comunitário estão previstas ações que abordem questões essenciais da atualidade, como explicar o funcionamento de métodos contraceptivos, sexualidade e uso de drogas lícitas e ilícitas e um enfoque especial para gestantes e recém-nascidos.
Já no atendimento fisioterápico, pacientes encaminhados pela coordenação do programa terão à disposição procedimentos que visam ao atendimento de casos relacionados à ortopedia e também sequelas de patologias neurológicas. Existe ainda uma parceria com a escola de Natação Free-Play para atendimento de hidroginástica.
Pessoas atendidas por entidades que cuidam do público idoso também terão preferência. Em ambos os casos, haverá um entrosamento entre a coordenação do programa e os setores de saúde e assistência social do município. “De imediato o programa vem para ajudar a desafogar o atendimento público e por isso temos trabalhado em perfeita sintonia com os organismos municipais”, contou Daniela.
Bruna disse que, apesar do trabalho requerer estudantes em fase final de conclusão de curso, todo atendimento será supervisionado por professores. Já a partir de segunda-feira, 23, começam oficialmente os trabalhos que irão envolver cerca 80 estudantes das duas áreas. Informações sobre o atendimento poderão ser obtidas no próprio local em horário comercial, ou pelo telefone 3843-5860.
Bruna, do atendimento de fisioterapia: envolvimento dos estudantes