IMBIL desenvolve equipamento inédito para solucionar problema de abastecimento de água da SABESP no litoral paulista
A empresa IMBIL realizou na tarde da última sexta-feira uma pequena cerimônia para assinalar a expedição de um conjunto de três equipamentos destinados para atender às necessidades da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a SABESP e que estarão em breve sendo usados para solucionar problemas de abastecimento de água numa das regiões mais populosas e críticas do Estado de São Paulo, em Cubatão , São Vicente e Santos, municípios que compõe a chamada Baixada Santista.
O CEO da Imbil, Vladislav Siqueira fez questão de reunir representantes dos vários setores da empresa para falar da importância que a fabricação destes equipamentos representam para a empresa, colocando-a "num outro patamar" . Vladislav em suas observações falou muito no termo 'superação' e dirigiu aos colaboradores palavras de agradecimento.
Afinal , trata-se de um equipamento que até então não possuía similar no mercado nacional e cujas dimensões impressionam até mesmo pessoas que não estão familiarizadas com o assunto. Somente para fabricar uma carcaça foram consumidos cerca de 8.500 quilos de metal. "A carcaça do equipamento é a maior peça já fabricada pela IMBIL individualmente", revela o engenheiro Gustavo Augusto Massaro, gerente industrial da empresa. Todo o conjunto pesa cerca de 25 toneladas cada um, totalizando 75 toneladas o fornecimento total.
É capaz de bombear 3 milhões e seiscentos mil litros de água por hora e utiliza motor com capacidade de 1.600 CV. O 'teste prático' ocorreu na última quarta-feira e exigiu uma mobilização de pessoal envolvendo toda equipe técnica e trabalhadores dos vários setores da empresa. Um sentimento de alívio tomou conta de toda equipe. O teste final mostrou-se um sucesso.
Concorrência
Quando Vladislav falou aos colaboradores em 'superação' , sabia muito bem do que estava falando. Ele próprio foi o primeiro a acreditar numa empreitada que desde o começo mostrou-se desafiadora e fez com que toda a sua equipe de colaboradores mergulhasse de cabeça neste projeto. No final do ano passado a SABESP publicou o edital de concorrência especificando as características do equipamento de que necessitava. Em parceria com o distribuidor autorizado ND Bombas (Campinas), a IMBIL aceitou o desafio que implicava necessariamente em medir forças com algumas das maiores empresas multinacionais do setor.
Massaro fala com muito orgulho que a IMBIL era a única empresa com capital 100% nacional presente no processo licitatório. Em cerca de 120 dias, todo o esforço fabril da empresa foi mobilizado para dar viabilidade ao projeto. O setor de engenharia , fazendo uso de ferramentas tecnológicas de última geração, como por exemplo um programa que utiliza 'fluído computacional', desenvolveu um modelo hidráulico original.Este mesmo aparato tecnológico permitiu que as simulações necessárias fossem realizadas no prazo fixado pela autarquia, sem o que, a empresa estaria desclassificada. "Desenvolvemos um equipamento fantástico, com tecnologia própria, cuja relação custo final e desempenho foram , nossa preponderantes para que a empresa saísse vitoriosa no processo", destacou Massaro.
Depois de ser qualificada como a vencedora do processo licitatório, a empresa começou o desenvolvimento físico dos equipamentos e em pouco tempo já haviam os protótipos feitos à base ferramentas de fundição e moldagem de areia, permitindo observar seu funcionamento de fato. A cada etapa superada, aumentava a certeza de que a IMBIL estava prestes a passar por uma 'mudança de patamar' . "Este é um feito que deve ser festejado por toda a coletividade de nossa cidade, tamanha foi sua importância. A partir da superação deste desafio, a IMBIL está habilitada a alçar vôos ainda maiores. Estabelecemos novos limites industriais, desenvolvemos novos processo de fabricação, tudo 100% nacional", orgulha-se Gustavo Massaro. Nosso Diretor Executivo o Eng. Vladislav Siqueira agradece e parabeniza o desempenho de todos os nossos colaboradores, ressaltando que a empresa é auto suficiente para desenvolver, produzir e testar dentro de seu parque fabril, e sendo uma empresa 100% brasileira.
Vladislav Siqueira quando se dirigia aos colaboradores agradecendo o empenho de todos
pelo fato da empresa dar um salto de qualidade com a entrega deste novo equipamento.
Colaboradores perfilados ao lado dos novos equipamentos.
Vladislav Siqueira, Gleidemilson Batista e Gustavo Massaro ao lado de um dos equipamentos
que atenderão necessidades da SABESP no litoral paulista.
Imbil lança mais uma edição do programa “Capacitação da Comunidade”
No último dia 10, quarta-feira, a Imbil deu a largada para mais um programa de treinamento e qualificação profissional voltado para a comunidade local, o “Capacitação da Comunidade”, que neste ano chega à sua terceira edição. A abertura oficial do programa foi prestigiada pelo Diretor Executivo Vladislav Siqueira, que fez uma apresentação aos participantes de toda a estrutura e funcionamento da empresa.
Na platéia estavam 120 pessoas qualificadas para participar do programa, todas elas submetidas à uma seleção rigorosa que envolveu mais de 850 candidatos, cujo número de interessados constituiu-se num novo recorde, reforçando a importância que este programa tem para a empresa como importante ponto de relacionamento com a comunidade local. Todas estas pessoas passarão a partir de agora por um curso de qualificação objetivando se tornarem Operadores de Torno CNC, Operadores de Torno Convencional, Operadores de Fresa, Operadores de Mandrilhadora, Operadores de Furadeira e receberão ainda a aplicação de Conceitos Básicos dos Processos de Fundição.
Importante ainda destacar que o treinamento contará com a parceria da ETEC João Maria Stevanatto, em cuja unidade escolar serão ministradas as aulas teóricas e local onde também foi realizado o processo seletivo com amplo sucesso.Os treinamentos serão ministrados pelos próprios funcionários da IMBIL sendo que eles próprios passaram por um processo de qualificação para melhor direcionar os conhecimentos técnicos que possuem para aquelas pessoas que estão iniciando o processo de aprendizagem. Pela importante tarefa e pela disposição em realizar este importante trabalho, a IMBIL deseja parabenizá-los pela disponibilidade e empenho nesse projeto.
São eles:
Adalberto Larsen (responsável pelas aulas teóricas dos cursos)– exerce a função de Supervisor de Engenharia de Produção.
Carlos Eduardo Xavier da Silva – ( responsável pelo curso de Conceitos gerais de fundição) exerce a função de Supervisor de Fundição.
João Antonio Vitório (responsável pelo curso de Mandrilhadora)- exerce a função de Mandrilhador.
José Antonio Moisés( responsável pelo curso de Furadeira) - exerce a função de Encarregado de Produção.
Marcio Roberto Silio (responsável pelo curso de Fresa)- exerce a função de Mandrilhador.
Marcos Henrique de Oliveira (responsável pelo curso de Torno convencional)- exerce a função de Torneiro Mecânico.
Rodrigo Martucci Junqueira (responsável pelo curso de Torno CNC)- exerce a função de Processista Junior.
Os treinamentos terão início a partir do dia 22 de Abril, começando pelos cursos de Operador de Torno Convencional e Programador e Operador de Torno CNC. Os demais cursos acontecerão no decorrer do ano.
Agradecemos à comunidade itapirense pela forte adesão ao projeto e a todos os colaboradores e parceiros envolvidos pelo apoio que é tão fundamental para o sucesso de mais esse programa de capacitação.