Imbil desenvolve equipamentos de grande porte para a maior planta de minérios da Companhia Vale
A Imbil concluiu no mês de junho o processo de fornecimento de um grupo de equipamentos especialmente desenvolvido para atnder às necessidades de manejo de minério da Companhia Vale (que figura entre as maiores companhias de todo o mundo no setor de mineração) em sua maior planta individual no Brasil, localizada na cidade mineira de São Gonçalo do Rio Abaixo. A referida planta chega a processar anualmente estimadas 25 milhões de toneladas de minério de ferro.
Para atingir um nível de excelência operacional que permita a manutenção deste nível de produtividade, a companhia tem entre seus fornecedores já há vários anos a IMBIL. Segundo o setor de engenharia da empresa itapirense foram feitas adequações em uma linha específica de bombas que permitem o transporte de uma enorme quantidade de rejeitos gerados pelo beneficiamento do minério de ferro até uma barragem utilizada para a decantação do produto. O rejeito sólido é transportado junto com água ( resultando numa espécie de lama um pouco espessa) o que exigiu a utilização de materiais construtivos altamente resistentes à abrasão por parte da IMBIL
Estão sendo despachados para a planta de São Gonçalo cinco conjuntos compostos por uma bomba acoplada a um motor elétrico que utiliza um sistema de transmissão à base de polias e correias(IS 400X350) , permitindo o transporte de sólidos misturados ao líquido bombeado com uma concentração de 25% de sólidos em suspensão . Cada conjunto pesa em torno de 15 toneladas.
A aquisição prevê a utilização de quatro conjuntos e a fixação de um deles para ser reservado estrategicamente , numa clara demonstração da importância do equipamento no processo de extração mineral daquele complexo. Se um conjunto deste falhar, todo o processo de extração fica comprometido.Os quatro conjuntos que irão entrar em operação trabalharão em série, ou seja, um equipamento será ligado ao outro em linha para que atinja pressões elevadas, fator indispensável para superar os desníveis do terreno e percorrer grandes distâncias entre a planta e a barragem Sul. A pressão final chega a mais de 100 metros de coluna de líquido a uma vazão de 2.500 m³ por hora ou 700 litros por segundo.
Assistência
A parceria entre as duas empresas prevê ainda a presença nos próximos meses de uma equipe técnica da IMBIL que fará um acompanhamento full time no processo de instalação e partida dos equipamentos de forma a assegurar o funcionamento ideal de todo o sistema.
Vladislav Siqueira, CEO da IMBIL, elogiou mais uma vez toda sua equipe de colaboradores que estiveram envolvidos no desenvolvimento e processo de fabricação destes equipamentos. A concretização de parceria com empresas de renome mundial ( como foi caso no primeiro semestre de equipamentos destinados para a SABESP no litoral paulista) segundo sua avaliação, além de ser motivo de orgulho para todos os colaboradores da empresa que dirige, dá lustro à atividade empresarial de Itapira e de toda a região. “A IMBIL oferece soluções em bombeamento , ajudando a elevar o patamar do desenvolvimento tecnológico de nossa região”, destacou Siqueira.
Vladislav Siqueira destacou a importância da parceria com grandes empresas para o
desenvolvimento tecnológico da nossa região
Equipamentos perfilados dão uma dimensão do potencial exigido em sua fabricação
Eduardo Orsi, gerente do setor de mineração da IMBIL
Vladislav Siqueira reuniu alguns dos colaboradores que participaram do processo de fabricação
para dirigir seus agradecimentos ao empenho de toda a equipe
A planta da Vale em São Gonçalo do Rio Abaixo, a maior de todo o país individualmente