O presidente do Uruguai, José Mujica, disse hoje (14) que os investimentos norte-americanos no Uruguai podem ser convertidos em benefício do Brasil e dos demais países da região. ?O Brasil é uma potência emergente. Temos que apostar no Brasil. Isso não quer dizer que o país não tenha problemas, talvez tenha problemas grandes, mas os recursos que tem são muito valiosos?, declarou durante reunião no Banco Mundial em Washington.
Esta foi a terceira vez em que o presidente uruguaio falou em defesa do Brasil na viagem oficial aos Estados Unidos. Em encontro com o presidente americano Barack Obama na segunda-feira (12), Mujica criticou a espionagem dos Estados Unidos e pediu esforços do governo americano para reaproximar-se do governo brasileiro.
O presidente uruguaio insistiu que os Estados Unidos terão benefícios se trabalharem a favor de uma melhor relação com o Brasil, prejudicada após as revelações de espionagem do governo americano feitas por Edward Snowden.
?Eu pedi que Obama trate de melhorar as relações com grande respeito a um país fundamental para a América Latina, que se chama Brasil?, disse Mujica em entrevista coletiva na Casa Branca, após o encontro com o presidente americano.
Ontem (13), em encontro com empresários na Câmara Norte-Americana de Comércio, Mujica declarou que uma estratégia comercial de investimento no Uruguai também favorece o Brasil. Ele lembrou que o investimento no Mercosul beneficia todos os países do bloco.
"Para os que investirem no Uruguai,(...) conto-lhes uma fofoca: temos a porta aberta para vender ao Brasil. É mais fácil vender dentro do Brasil, trabalhando do Uruguai, que dos Estados Unidos. Por isso temos vantagens e preferências", argumentou.
*Com informações da TV Multiestatal Telesur
Editor Wellton Máximohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-05/investimentos-norte-americanos-no-uruguai-beneficiam-brasil-diz-mujicaComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.