Trinta e dois produtos típicos de festas juninas foram reprovados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) na segunda-feira, 2. Durante a Operação Festa na Roça, realizada nas cidades de Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e São José dos Campos, 68 produtos foram analisados.
Todos os items reprovados apresentavam peso inferior em relação ao indicado na embalagem. A multa para fabricantes e comerciantes - que têm até 10 dias para apresentar defesa - vai de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Os fiscais analisaram produtos como fogos de pequena potência, enfeites, doces derivados de amendoim, ingrediente para bebidas quentes, pipoca (doce e salgada) e doces variados.
Durante a fiscalização, o Ipem-SP confere o peso e as informações da embalagem com base nas Portarias Inmetro 149/11, 157/02, 248/2008. Todos os itens foram coletados previamente nos pontos de vendas e levados para os laboratórios da autarquia.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.