Ao andar pelas áreas rurais ou urbanas de Itapira é possível notar que estação mais colorida do ano já começa a despontar. Topos de árvores floridos e os famosos ipês vêm colorindo a típica paisagem vista durante todo o outono e inverno e anunciam a chegada da Primavera, que começa oficialmente em 22 de setembro.
Popularmente, muitas pessoas acreditam que o aparecimento de flores anuncia o fim do inverno, mas cientificamente não há nenhuma relação entre os dois fatos. Conforme explica a agrônoma e paisagista Carla Sequeira, da Manacá Eventos e Paisagismo, cada espécie de árvore tem uma época de floração e é por isso que nestas últimas semanas tem sido comum observar principalmente os ipês. “Entre julho e agosto é o período que os ipês florescem, praticamente como um anúncio da chegada da primavera. O primeiro a aparecer é o branco, seguido do amarelo, rosa e roxo. Porém, as floradas são rápidas e duram apenas alguns dias. Depois, a queda das flores dá origem aos tapetes naturais coloridos”, explicou.
Árvore nativa da floresta de Araucárias, o ipê é espécie indicada para arborização viária urbana, pois possuem raízes profundas e não danificam o asfalto e as calçadas. Sua altura pode medir de quatro a dez metros, com tronco de 30 a 40 centímetros de diâmetro.
Na região do bairro do Santa Cruz, também é possível observar arbustos de primaveras, que se apresentam em cachos de diferentes cores em meio aos arbustos verdes. Outras espécies também começam chamar atenção, como é o caso do manacá-da-serra e do manacá-de-cheiro. As duas se destacam pelas flores miúdas e em tons violetas. A principal curiosidade fica por conta da mutação das cores entre o nascimento e a morte das flores. No caso do manacá-da-serra, elas nascem brancas, se tornam rosadas e quando caem são roxas. Já as flores do manacá-de-cheiro nascem em tons violetas e roxos e morrem brancas.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.