O ano mal começou e os proprietários de veículos já começam a se preocupar com o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2014. A primeira data tem vencimento agendado para a segunda-feira, dia 13. Esse prazo corresponde ao pagamento em cota única com desconto ou primeira parcela dos veículos com emplacamento de final 1. Os demais vencerão nos dias conseguintes e o parcelamento pode ser feito em até três vezes (veja na tabela abaixo).
A Secretaria da Fazenda fez o envio de cerca de 16,4 milhões de avisos de vencimento do IPVA 2014 ainda no mês de dezembro, porém a carta é apenas um lembrete e os contribuintes que não receberem o comunicado podem acessar o site da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) para obter informações dos valores e vencimentos ou então consultar diretamente nas agências bancárias, através do número do Renavam.
Para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares, o calendário segue até 26 de março, para quem optar pelo pagamento parcelado. As datas são diferenciadas apenas para os proprietários de caminhões, cujo pagamento parcelado tem o primeiro vencimento apenas daqui a dois meses.
Os motoristas devem respeitar o calendário de vencimento por final de placa. O seguro obrigatório DPVAT deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do imposto (para quem parcelar o pagamento) ou juntamente com a cota única. Os que optarem, podem ainda deixar o licenciamento do veículo para ser pago nos próximos meses, sempre de acordo com o calendário do final das placas. Vale ressaltar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado gera infração gravíssima, com aplicação de multa e redução de 7 pontos na Carteira de Habilitação.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.