A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira - através do diretor Joaquim Barbosa Júnior e do biólogo Anderson Martelli - participou na quinta-feira, 7, da primeira reunião técnica consultiva do Projeto Município Verde Azul de 2011, realizada na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em São Paulo. Marcaram presença no encontro os representantes dos municípios que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu.
O evento teve como palestrante José Ricardo Lopes, da equipe técnica do projeto, que apresentou dados comparativos de desempenho percentual dos municípios em relação às dez diretivas básicas estabelecidas. Ele destacou os critérios para a composição do Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) e reafirmou a importância prioritária das ações e políticas de saneamento ambiental, como esgoto tratado, lixo mínimo e educação ambiental.
As dez diretivas enfocadas na oportunidade são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. A partir desses itens, os municípios devem concentrar seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.
"Considerando que a meta dos municípios ao longo de cada ano é conquistar 100% de atendimento aos critérios de cada diretiva, foram destacados na reunião os percentuais referentes a Itapira, à região em que está inserida e ao Estado no ano de 2010, sendo possível observar um avanço significativo de nossa cidade em comparação à região de Mogi Mirim e ao panorama estadual", relata Barbosa Júnior.
Ele enfatiza que, com a gestão ambiental compartilhada, o Governo do Estado passou a ter os municípios como fortes parceiros, tomando decisões conjuntas, estimulando ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade, criando uma responsabilidade mútua, promovendo a participação da sociedade na gestão ambiental e conscientizando as populações quanto às questões ambientais de suas cidades. "Como ficou evidente pelos dados apresentados, Itapira vem atuando de maneira eficiente para a concretização dessas diretrizes", assevera o diretor.