Com a realização da sondagem de solo, praticamente teve início a construção da nova escola do Sesi (Serviço Social da Indústria) em Itapira. A construtora Sondosolo, contratada pelo Sesi, está fazendo os trabalhos, que são fundamentais para definir os parâmetros da obra que será feita no local. A construção da escola, assegurada pela doação de área feita administração municipal à instituição, representará um investimento de mais de R$ 12 milhões e a ampliação dos cursos e das vagas oferecidas atualmente pelo Sesi no município.
O prédio a ser construído no local será, na prática, uma das mais modernas escolas do Sesi em todo o Estado. Para a obra, o município doou ao Sesi um terreno de mais de R$ 23 mil metros quadrados na Vila Penha do Rio do Peixe, na esquina da avenida Paulo Afonso Pereira Ulbricht com a rua Fidêncio de Almeida Trigo, nas proximidades do Recinto Agropecuário Carmem Ruete de Oliveira.
A escritura de doação foi assinada em São Paulo no dia 6 de abril e registrada em Itapira no dia 18 de maio. O período entre os dois procedimentos aconteceu porque o Sesi solicitou ao município que adiasse por algum tempo o registro, já que emenda ao projeto de lei de doação determinou prazo de 30 dias para o início das obras. Como para que isso pudesse acontecer havia a necessidade da adoção de várias medidas, o Sesi solicitou o adiamento do registro. Feito o registro, rapidamente o Sesi conseguiu dar início às obras com a sondagem que está sendo feita pela Sondosolo.