O segundo lote de vacina contra a Influenza H1N1 com 5.700 doses que chegou a Itapira nesta terça-feira não foi suficiente para atender a demanda de pacientes e acabou gerando o desabastecimento em alguns postos de saúde. A informação foi repassada há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde.
Como a Divisão de Vigilância Epidemiológica do Município já havia distribuído todo o estoque entre as Unidades Básicas de Saúde, o reabastecimento só poderá normalizado a partir da próxima segunda-feira, quando chega o terceiro lote. “A DRS (Direção Regional de Saúde) de São João da Boa Vista só vai liberar um novo lote para Itapira nessa sexta-feira, mas ainda não sabemos a hora. Portanto, só conseguiremos normalizar tudo na segunda”, esclareceu a chefe da Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário Cipola. Ainda de acordo com ela, 7.500 doses devem ser encaminhadas ao município.
A vacina contra a Influenza é enviada pelo Ministério da Saúde às secretarias estaduais de saúde, que são responsáveis pelo encaminhamento às Direções Regionais de Saúde. Itapira faz parte da Direção Regional de Saúde 14, de São João da Boa Vista, que conta com outras 23 cidades. O primeiro lote enviado a Itapira foi de 5.700 doses e se encerrou no meio da tarde de sábado, primeiro dia da campanha. A segunda leva de vacinas, com a mesma quantidade, começou a ser aplicada ontem de manhã e voltou a se esgotar em pouco mais de 24 horas. Municípios de toda a região enfrentam o mesmo problema, com poucas doses e alta procura da população pertencente aos grupos prioritários
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.