Secretário de Estado da Habitação apresenta nesta sexta programas habitacionais para a região de Campinas e Araraquara
Evento acontece em Itapira. Governo do Estado oferece vários programas que podem ser trabalhados em parceria com os municípios, a fim de solucionar problemas habitacionais
O secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, apresenta nesta sexta-feira, 19 de abril, as políticas habitacionais do Estado de São Paulo para mais de 30 prefeitos da região de Campinas e Araraquara, que estão disponíveis para os munícipios paulistas. A proposta é agilizar o processo de atendimento e ajudar as prefeituras nas soluções habitacionais. O encontro será realizado das 9h30 às 17 horas, no Tênis Clube de Itapira, na rua Marechal Rondon, 60, bairro Santa Fé. A entrevista coletiva acontece às 11h30.
Está previsto o atendimento aos prefeitos das cidades de: Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Itapira, Santo Antônio de Posse, Estiva Gerbi, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Conchal, Águas de Lindóia, Lindóia, Serra Negra, Socorro, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira, Jaguariúna, Morungaba, Holambra, Bragança Paulista, Atibaia, Pinhalzinho, Pedra Bela, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Jarinu, Joanópolis, Nazaré Paulista, Tuiuti, Itatiba, Valinhos, Cosmópolis, Limeira.
Além dos programas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), já conhecidos pelos prefeitos, o secretário estadual destacará os programas da Agência Casa Paulista – criada em setembro de 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a oferta de moradias, por meio de parcerias, e captar recursos –, que oferecem várias linhas de atuações para as prefeituras, a fim de minimizar os problemas habitacionais das cidades paulistas.
Também será abordado o Programa Cidade Legal, criado para assessorar e auxiliar as prefeituras na regularização de núcleos habitacionais de interesse social. Com a escritura do imóvel registrada em cartório, o cidadão tem acesso ao mercado formal e ao crédito, além da garantia de poder transferir ou deixar a propriedade para a família.
Torres conversará com os prefeitos também sobre o programa habitacional anunciado, no dia 14 de março de 2013, pelo governador Geraldo Alckmin no encontro com os prefeitos paulistas, quando foram destinados R$ 80 milhões para ajudar as prefeituras com até 100 mil habitantes na compra de terrenos para a construção de moradias populares.