Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
05/01/2012 | Jogos Olímpicos de Verão – Londres 2012

Nesta coluna, que será publicada semanalmente a partir do dia 05 de janeiro, trarei aos nossos leitores um pouco da história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Um evento disputado de quatro em quatro anos, em sedes diferentes, tão especial e interessante que prendeu a atenção de no mínimo 3 bilhões de expectadores nas últimas olimpíadas realizadas em Pequim - China e promete ultrapassar o este recorde ente ano em Londres..

Além de muito assistido é um evento muito rentável, havendo entre gastos com infraestrutura e lucros com vendas de ingressos, patrocínios e outros itens, uma movimentação financeira de aproximadamente 50 bilhões de dólares.

Serão mais de 10 mil atletas envolvidos neste evento representando aproximadamente 205 países das mais diferentes culturas e dos quatro cantos do mundo, divididos em 29 modalidades, as quais serão apresentadas ao longo desta coluna semanal.

A próxima Olimpíada está marcada para ter a cerimônia de abertura em 27 de julho e encerramento em 12 de agosto de 2012 e será disputada em Londres, capital da Inglaterra.

Para elucidar a evolução desta competição mundial basta voltar na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, que foi disputada em Atenas - Grécia, incentivada pelo Barão de Coubertin (francês), da qual participaram 285 atletas representando 13 países, competindo em atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.

São premiados os três primeiros atletas de cada modalidade com medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Os Jogos somente deixaram de ser realizados nos anos de 1916, 1940 e 1944 em virtude das Guerras Mundiais que assombravam o mundo.

Vimos ao longo dos anos, quebras de recordes e tabus tanto esportivos quanto políticos, como por exemplo, as vitórias de Jesse Owens, um americano negro que no atletismo nos Jogos em Berlim 1936 conquistou 4 medalhas de ouro, assistido pelo chanceler alemão, o nazista Adolf Hitler, o qual pregava a superioridade da raça ariana sobre todo as outras raças.

Veremos em 2012, mais uma prova de que o ser humano é uma máquina capaz de quebrar recordes, antes  dados como inquebráveis ou insuperáveis, e também unir povos que historicamente não são unidos, como as Coréias do Norte e do Sul, Irã e Estados Unidos, todos convivendo harmoniosamente na Vila Olímpica.

Para finalizar, resta explicar o significado do símbolo olímpico, ou seja, os anéis Olímpicos, que representam a união amistosa e pacífica dos povos e seus continentes, sendo que cada um representa um continente, os quais são, o azul (EUROPA), amarelo (ASIA), preto (AFRICA), verde (OCEANIA) e vermelho (AMERICAS).

Na próxima matéria iremos falar a respeito do Atletismo, suas modalidades e subdivisões, e as chances brasileiras de conquistar medalhas.

Fonte: Victor Belli de Carvalho

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1589 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções