Carregando aguarde...
Itapira, 11 de Janeiro de 2025
Notícia
02/03/2014 | José Carlos Barbieni: Na mídia e na Internet nem tudo é verdadeiro, acredite nisso!
Olá a todos, hoje vou novamente comentar sobre a necessidade de atenção aos textos e informações encontradas na internet, que podem se passar como verdadeiras, mesmo não sendo, como no caso de um texto na internet atribuído ao Jornalista Joelmir Betting, o qual não procedia como sendo de sua autoria, bem como todo o texto não se pode comprovar.
É importante ressaltar que qualquer site que publique comentários e textos de terceiros deixa claro não ser responsável pelas informações neles contidas, inclusive o “Portalcidade”, onde o que escrevo é de minha responsabilidade, ou seja, sou eu que devo ir atrás da informação correta e não o site.
Se por acaso não tenho como confirmar a exatidão de uma informação importante, das duas uma, ou não publico nada, que é o mais correto, ou informo a situação, cabendo ao leitor crer ou não na informação veiculada, porém SABENDO que carece de mais dados, mas nem sempre se vê isso e as informações são compartilhadas sem os devidos cuidados.
A gravidade maior se mostra na manipulação, total ou parcial, bem como na atribuição de autoria a alguém famoso, na certeza de torná-la mais visível e induzindo a crença na veracidade do que é relatado.
 Penso que a informação e sua fonte devem ter o mesmo peso, pois, se atribuirmos a fonte uma importância maior, corremos o risco de acreditar em algo somente por achar que a tal fonte é inequívoca, acima de tudo.
Se, porém, atribuirmos à informação um peso maior, sem checar e conferir a fonte dela, que se for falsa, irá macular a veracidade da informação, por mais correta e importante que possa ser.
Se você leu até aqui, obrigado pela paciência mais uma vez, e reflita sobre mais dois casos recentes que demonstram bem a situação:
No primeiro caso temos um excelente texto facilmente encontrado na internet, alertando sobre os problemas que o Brasil pode enfrentar com o Programa “Mais Médicos”, evocando artigos constitucionais, a legislação trabalhista, e por fim, ainda contou com a ajuda das notícias sobre as desistências de médicos Cubanos, este texto é atribuído ao jornalista da Rede Globo Alexandre Garcia.
Pois bem, basta dar uma olhada no G1, onde há aviso de que o texto não é de responsabilidade dele, deixando, portanto, um bom texto sem a credibilidade da fonte, melhor seria que o tal texto viesse com o costumeiro “Fonte desconhecida” ou ainda com citação do tipo “Texto que circula na internet”
No segundo caso, este mais recente, a publicação de um enorme texto atribuído a reportagem de uma revista Francesa, a France football, o qual detona o Brasil e os Brasileiros.
Quem teve a pachorra de ler com atenção e procurar saber mais, logo encontrou algumas ressalvas, que neste caso dão conta de que realmente a fonte existe, é verdadeira, bem como a tal reportagem da revista que realmente foi publicada, mas nem todo seu conteúdo é verdadeiro.
(http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/03/02/autor-de-materia-da-france-football-sobre-copa-2014-comenta-texto-falso.htm)
 
No caso do jornalista Joelmir Betting, tanto o texto como a fonte não eram corretas, no caso do texto “Mais Médicos”, o texto parece correto e muito bem redigido, mas a fonte não, e no caso do texto da revista francesa, a fonte é correta, mas a informação foi manipulada.
Na internet e na mídia não acredite em tudo o que vê, pesquise, confira mais de uma fonte, afinal é você o grande juiz da verdade .
 
José Carlos Barbieni – Serralheiro- Técnico em informática
Técnico em administração na Etec “João Maria Stevanatto”- Itapira-SP
Fonte: José Carlos Barbieni

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

857 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções