Retirada ou renovação de documentos, como os do carro, carteira de habilitação, passaporte, dentre outros, requer tempo e muita paciência. Por isso, o consumidor desiste de encarar sozinho a empreitada e contrata um despachante – profissional que se encarrega do encaminhamento, tramitação e despacho desses papéis junto às repartições públicas . Neste caso, paga muito mais do que os valores básicos.
Para você que se enquadra nessa situação, não deixe de pesquisar preços, uma vez que os valores de serviços são livres e, portanto, variam muito. Pedir indicação de profissionais a conhecidos, também é uma boa dica que pode evitar problemas futuros.
Na contratação do serviço fique atento quanto a importância referente ao pagamento total do serviço que poderá variar em função de eventuais multas lançadas como, por exemplo: trânsito, fiscais, tributárias etc..
Leia bem o contrato de prestação de serviço e as procurações exigidas pelo profissional, antes de assiná-las.
Procure vincular a finalização do pagamento à conclusão e entrega do serviço, e não deixe de conferir toda a documentação devolvida. Ou seja, não pague tudo à vista.
Exija uma nota fiscal discriminando todo o serviço prestado.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade.
FONTE: FUNDAÇÃO PROCON - SP
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.