A entidade Jovem em Ação está pedindo colaboração da comunidade para fazer deslanchar um programa social denominado “Criança Feliz”, iniciado em maio passado e cujo objetivo é a fabricação artesanal de uma linha de brinquedos educativos para serem doados para crianças necessitadas no final do ano.
Atuam no referido projeto cerca de 10 aprendizes que frequentam o Programa de Aprendizagem e Educação Profissional (PADEP) que já estão inseridos no mercado de trabalho. Eles receberam noções de marcenaria e trabalhos manuais para colocar em prática a confecção de tabuleiros de dama, xadrez , trilha, boliche educativo, dominó, bonecos, vai-vem, caça palavras e até miniaturas de aviões.
A coordenadora do programa, professora Adriana Carvalho diz que a iniciativa está esbarrando na falta de materiais. Explicou que com os donativos recebidos até agora foram confeccionados poucos equipamentos, muitos deles ainda aguardando arremate final. Ela mencionou as empresas LR Cópias, Papel &Cia, Santa Rita Tintas e Matro Móveis entre as que doaram material .
A necessidade, segundo Adriana, é a mais variada possível, passando por revistas usadas, caixas de papelão de vários formatos e até garrafas pet ( com tampinha entre os itens mais fáceis de se adquirir, passando também por outros que implicam em custos, como EVA ( espécie de papel borracha); cola gliter, cola de madeira, pincel para pintura de telas; fitas adesivas, elásticos ( modelo mais grosso), papel cartão, papel de presente, lâminas de serra e um tipo de madeira específica, conhecido no mercado como MDF ( muito usada na fabricação de móveis).
Adriana informa ainda que além da questão da benemerência, o projeto proporciona aos aprendizes um trabalho socioeducativo e sociocultural “bastante aglutinador”, onde os aprendizes desenvolvem valores como colaboração, solidariedade, justiça e autoestima, “porque estão buscando resgatar o uso de brinquedos que aliam diversão, passatempo e valores culturais e educativos”.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3843 7979
Aprendizes estão empenhados em fabricar brinquedos educativos