A entidade Jovem em Ação deu início em dezembro a um novo processo para acolher interessados em frequentar seus quadros. A psicóloga Eliseia Stringuetti, dos quadros de gestão da entidade, informou que a cada ano são realizados pelo menos seis processos desta natureza. “A procura é contínua, o que nos obriga a abrir um leque maior de oportunidades ao longo do ano”, esclareceu.
Os interessados (com idade a partir dos 15 anos e obrigatoriamente estar cursando o 9º ano do ensino Fundamental) devem comparecer à sede da entidade localizada no conjunto que abriga a antiga estação ferroviária para o preenchimento da ficha de inscrição até o dia 31 deste mês. Ao todo estão disponibilizadas 70 novas vagas.
Eliseia informou que quase sempre o número de interessados é maior do que o número de vagas.”Infelizmente nossa capacidade de atendimento é menor do que a procura”. Quando isso ocorre, é feita uma avaliação sócio-econômica, disposição para ingresso no mercado de trabalho e em último caso é feita uma dinâmica de grupo para avaliar outros aspectos que trabalham as habilidades destas pessoas.
A partir do ingresso, cada jovem passa por um curso inicial de formação, o Copar (Centro de Orientação e Requalificação Profissional) com cerca de 85 dias de duração, onde recebem instruções que visam seu preparo para enfrentar situações práticas em vários setores de atividade. Em seguida passam a integrar o quadro de jovens disponíveis para a contratação de empresas. Atualmente a entidade abriga cerca de 500 jovens.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.