A entidade Jovem em Ação realizou na tarde da última quinta-feira, 11, na Praça Bernardino de Campos, uma mostra dos trabalhos desenvolvidos neste segundo semestre por cerca de 150 aprendizes envolvidos no projeto denominado Guildas, que consistiu na detecção e aperfeiçoamento de habilidades individuais dos jovens em vários quesitos artísticos, lúdicos e desportivos. O projeto teve como coordenadoras as educadoras Geiza Turolli, Talita Martins de Oliveira e Regiane Zago.
Cerca de 150 participantes do programa, todos eles integrantes do Padep (Programa de Aprendizagem de Desenvolvimento de Educação Profissional), estiveram na mostra, acompanhados ainda de um outro grupo, que diferentemente daqueles atendidos pelo Padep ainda não ingressou no mercado de trabalho, que frequenta outro programa, Centro de Orientação Profissional e Aprendizagem (COPAR). Geiza disse que pediu à direção do Jovem em Ação que estes últimos se integrassem àqueles que já passaram pelo programa pedagógico para que possam ir se familiarizando com o conteúdo.
Segundo ela o trabalho recebeu muitos elogios até mesmo dos empregadores e terá continuidade. “A questão de focarmos a habilidade dos jovens vai de encontro a muitos programas de treinamento que as próprias empresas ministram”, comparou. Geiza disse ainda que a decisão de montar uma exposição em Praça Pública vem a reforçar o compromisso comunitário que a instituição possui. “Queríamos que todos pudessem ver os trabalhos, uma forma também de aproximar a entidade da comunidade que tanto tem ajudado em sua manutenção”, reforçou.
Na exposição estavam à mostra bonecos de pano, origamis, porta-retratos, pulseiras, dobraduras de flores, maquiagem e peças conhecidas como “filtro dos sonhos”, uma espécie de artesanato que exige muita perícia de quem o realiza. Os próprios aprendizes se posicionaram de forma a esclarecer dúvidas dos populares que se deram ao trabalho de conferir a mostra
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.