Novidade incluída dentro do rol de ações desenvolvidas pela entidade Jovem em Ação neste ano de 2012 , o acolhimento daqueles jovens que ainda não têm idade para iniciar o curso específico para ingresso no mercado de trabalho, cuja faixa etária varia entre 14 e 15 anos completos, o Programa Cidadania em Construção protagonizou uma semana bastante movimentada para todos os jovens acolhidos dentro do referido projeto.
A iniciativa que atende cerca de 30 jovens tem se esmerado em oferecer para este público atividades compatíveis com suas necessidades, sem perder o foco na atividade fim da instituição, o preparo para o ingresso de menores de idade no mercado de trabalho. A coordenadora pedagógica Fabiele Dorta explica que além de atividades lúdicas e recreativas que estes meninos e meninas recebem três vezes por semana, algumas atividades já sinalizam com elementos necessários para a etapa seguinte, o início do preparo para o ingresso no mercado de trabalho. “Abordamos com maior ênfase noções de cidadania, respeito com o colega, boa apresentação e quando é o caso, fazemos das atividades programadas uma imersão em assuntos mais específicos como este que trabalhamos ao longo desta semana”, disse Fabiele em referência às atividades dirigidas para o Dia das Mães.
Foi dado como atividade manual a confecção de uma lembrancinha, aí no caso um Porta-Retratos, com uso de material reciclável. “ Além do uso do material reciclável que acaba inevitavelmente abrindo um leque para a abordagem da questão ambiental , nesta atividade repassamos noções de geometria, cálculos e o uso de medidas, algo que consideramos importante para que jovens nesta faixa etária comecem a assimilar”, intuiu a coordenadora .
Parque
Por iniciativa do filantropo Flávio Anísio Pavinato , vice – presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), os jovens do projeto Cidadania em Construção se juntaram , na tarde da última quarta-feira, a grupos de diferentes faixas etárias que foram levados para visitar a Festa de S.Benedito, com direito a um passeio no Parque de Diversões e uma espécie de pique-nic . “ Eles adoraram. Foi uma experiência muito rica porque estes jovens interagiram com crianças atendidas por instituições de filantropia especializadas neste público alvo e também com idosos, da mesma forma, levados na recepção pelas entidades que lhes prestam atendimento”, finalizou Fabiele.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.