A entidade Jovem em Ação deu início oficial às atividades do ano de 2015 na quarta-feira, 21, quando reuniu nas dependências do Clube da Saudade cerca de 300 pessoas, entre aprendizes, pais e familiares e a equipe técnica-pedagógica. Durante aproximadamente 90 minutos, a coordenação do Jovem em Ação discorreu a respeito do planejamento deste ano e pediu uma atenção especial dos pais e responsáveis no sentido de que mantenham um acompanhamento constante das atividades dos filhos. “Nossa prestação de serviço possui viés sócioassistencial que exige a presença permanente dos pais nas atividades dos nossos jovens”, destacou a psicóloga Eliseia Stringuetti Lamari.
Os cerca de 200 jovens que participaram do encontro já estão perfeitamente integrados à rotina da entidade frequentando um dos dois programas de capacitação executados, o Padep (Programa de Aprendizagem de Educação Profissional) que tem sido aplicado a jovens acolhidos a partir do segundo semestre de 2014, ou dentro do Copar (Centro de Orientação Profissional e de Requalificação Para o Mercado de Trabalho) voltado para aprendizes que já ingressaram no mercado de trabalho.
Paralelamente, o Jovem em Ação está recebendo inscrições para a abertura de nova turma, com 70 vagas. As inscrições devem ser realizadas no prédio da antiga estação ferroviária, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. É necessário ter 15 anos completos e estar matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental. As inscrições se encerram no dia 15 de fevereiro e logo em seguida a instituição dá inicio ao processo seletivo.
Eliseia revelou que mais de 250 jovens haviam feito inscrição. Este dado, segundo argumentou, é uma demonstração inequívoca da importância da atuação do Jovem em Ação e também da Aipa (Associação Itapirense do Preparo do Adolescente) dentro do contexto social da cidade. “A gente fica entristecido por não usufruir de uma estrutura que nos permitisse atender um número maior de jovens. O trabalho que nós e a AIPA realizamos tem um caráter socioeconômico de fundamental importância que é dar a uma expressiva parcela de jovens da cidade uma oportunidade para se preparar adequadamente para serem inseridos dentro do mercado de trabalho. Por isso, faço questão de mais uma vez fazer um apelo e um agradecimento à classe empresarial da cidade, nos sentido de que continuem prestigiando nossas entidades, oferecendo oportunidade de trabalho. Nossas entidades são devidamente preparadas e qualificadas para esta atribuição. Selecionamos e preparamos estes jovens de forma que possam responder adequadamente às necessidades de nossas empresas ”, defendeu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.