A Banda Lira Itapirense está em fase de conclusão dos ensaios para o show com participação cantores da música raiz Sérgio Reis e Renato Teixeira, que acontece no dia 12 na Sociedade Recreativa Itapirense. A apresentação faz parte do projeto Viva Santa Casa e tem caráter beneficente, com toda a renda destinada a Santa Casa de Misericórdia de Itapira. A produção é da produtora cultural Intercapital com patrocínio da empresa Cristália junto ao Ministério da Cultura.
No dia anterior ao show, a partir das 15h, a Banda Lira faz uma apresentação especial para as instituições e entidades assistenciais do município. O concerto é de uma hora e traz um repertório variado, diferente do que será exibido no show.
O maestro Maurício Perina, regente da Lira, revelou que o show envolve os 46 músicos da banda e os ensaios têm ocorrido regularmente desde o início do mês. “São ensaios gerais e cada aluno também vem treinando junto com o professor. Todos os trabalhos estão focados no show e os próximos dias serão intensos”, disse.
A banda sinfônica itapirense faz a abertura do espetáculo e apresenta ao público ao menos um arranjo inédito. Logo após, os dois convidados especiais sobem ao palco e dão continuidade ao show apresentando uma compilação baseada no recente lançamento Amizade Sincera II, que traz sucessos das carreiras dos dois cantores que somam mais de 50 anos de amizade.
Sobre o desafio da Lira em apresentar um repertório essencialmente de música raiz, Perina disse que é mais uma forma de crescimento musical e pessoal de cada componente. “É uma linguagem diferente que traz um aprendizado muito grande. Temos todo o cuidado e a responsabilidade de não descaracterizar a música e é sim um desafio, apesar de tocarmos muitas músicas brasileiras. Um evento desse nível tem um resultado muito positivo, porque o crescimento da banda é fantástico”, considerou. “Todo o ‘know-how‘ que a banda adquiriu fazendo esses concertos especiais no ano passado com artistas de vários gêneros contribuiu muito para essa flexibilidade dos músicos que apresentam peças que vão desde a ópera ao rock. E isso enriquece a todos, pois temos que estudar muito para não fugir do contexto e do que cada gênero de música exige”, completou.
Outro ponto importante destacado pelo maestro em relação às apresentações com artistas renomados é o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pelos músicos e pela equipe administrativa. “Eu vejo esse convite da produtora como uma coroação do trabalho feito pela banda, que vem desde o show com o Jorge Aragão, em abril do ano passado. Foi uma surpresa para nós esse interesse e o fato deles acreditarem no nosso trabalho”, agradeceu.
Em relação aos próximos compromissos da Lira, o maestro não quis mencionar pormenores, limitando-se a dizer que “coisas boas ainda estão por vir”. Ele confirmou a realização do concerto de abertura da Festa Della Nonna – cuja apresentação do ano passado rendeu muitos elogios –, as participações em eventos religiosos e culturais da cidade e disse que outros projetos estão sendo planejados. “As pessoas estão nos cobrando pelas apresentações, principalmente devido a tantos concertos que a Lira fez no ano passado. Posso dizer que também estamos trabalhando para a produção de um concerto de trilhas sonoras, semelhante ao que foi apresentado há alguns anos na Concha Acústica”, adiantou.
Ingressos
A venda dos ingressos acontece na Recepção da Santa Casa de Misericórdia de Itapira, na Praça Coronel Souza Ferreira, 32, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Os valores são R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia entrada para idosos acima de 60 anos com o RG, estudantes com carteirinha e crianças a partir de três anos. No dia do show, o salão social será aberto às 20h
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.