Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Novembro de 2024
Notícia
17/11/2012 | Loja Maçonica Deus Justiça e Caridade recebe ata de 82 anos atrás

Prezados Irmãos.

Hoje é dia de festa e nossa Loja se ufana pelo acontecimento do retorno de nosso antigo e histórico Livro de Atas aos nossos arquivos, que se achava desfalcado de tão importante manuscrito que servirá, sem dúvida alguma, para mais bem conhecermos a história da Loja, quiçá de fatos históricos de nossa cidade, além das ações e atividades que eram desenvolvidas pelos Irmãos daquela época.

Nesta oportunidade queremos esclarecer aos Irmãos mais novos e aos menos informados a respeito, que esse nosso Livro de Atas encontrava-se no Museu Municipal de Mogi Guaçu e tudo teve origem por ocasião da implantação do regime ditatorial de Getúlio Vargas, na década de 1930, quando todas as Lojas Maçônicas do Brasil foram fechadas e o então Irmão Victório Coppos, pertencente ao nosso Quadro de Obreiros, conseguiu, a tempo, retirar o livro de nosso Templo, levando-o para sua residência, onde estaria mais seguro.

Passaram-se os anos, a ditadura getulista foi derrubada, o regime democrático voltou ao nosso país e as Lojas Maçônicas retornaram ao funcionamento normal, inclusive a nossa, mas o Livro de Atas ficou esquecido na casa do Irmão Coppos.

Ocorreu que, quando o referido Irmão passou para o Oriente Eterno, sua filha Odete ficou com todos os seus pertences, os quais, em sua maioria, por serem de caráter histórico, pretendia doar ao Museu de Itapira.

Todavia, na década de 1.970 ela desentendeu-se com o então Prefeito Municipal e resolveu doar todo o acervo histórico de seu pai para o Museu de Mogi Guaçu, que fora recentemente inaugurado e sem se dar conta, fez também a entrega do Livro de Atas de nossa Loja juntamente com os demais pertences, material todo esse catalogado no museu daquela cidade.

O tempo correu e depois de alguns anos, por coincidência ou ação da Providência, o Irmão Augusto César Bueno Legaspe, hoje Obreiro e Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Aurora Guaçuana, ao realizar pesquisas no Museu daquela cidade com a finalidade de resgatar a história da Loja “Trinta de Dezembro”, deparou com o Livro de Atas de nossa Loja dentre os objetos do Museu e os esforços do Irmão para o resgate do mesmo foram infrutíferos, dadas as dificuldades burocráticas, máxime tendo em conta que o museu pertencia ao Estado de São Paulo.

Revelou-nos, também, na última 3ª. feira, que igualmente baldadas foram as tentativas e ações do Irmão Mauro Xavier de Sousa, no mesmo sentido, e que juntos acionaram até Deputados Estaduais e Federais, sem qualquer sucesso; também que, por ocasião das festividades em comemoração aos 100 Anos de Fundação de nossa Loja, entregou uma cópia reprográfica do referido Livro de Atas, a qual, contudo, não se acha em nossos arquivos.

Posteriormente, ocorreu a municipalização do Museu de Mogi Guaçu, tal como em nossa cidade, e sendo o Irmão Edenilson José Fabocci, membro ativo do Quadro de Obreiros de nossa co-irmã 30 de Dezembro, o atual Secretário Municipal de Cultura daquela comuna, entendeu-se que era o momento apropriado para solicitar os bons préstimos dele para que se pudesse obter a devolução desse precioso Livro de Atas, fazendo-o retornar a sua origem, após mais de 80 (oitenta anos) de sua ausência.

Isso é o que se dá e se registra nesta noite memorável .

Impende registrar a colaboração imprescindível do Irmão Ipê Pierossi, Respeitável Delegado do Sereníssimo Grão-Mestre e Maçom Emérito de nossa Oficina, bem como a do Irmão Daniel José Olympio, os quais nunca perderam de vista esse objetivo e para que, realmente, viesse a se efetivar.


Portanto, cientes e bem conscientes das dificuldades que tiveram de ultrapassar e da importância deste ato, é indeclinável o dever de externar os nossos mais sinceros e efusivos agradecimentos aos queridos Irmãos Legaspe e Edenilson e ao Irmão Luiz Fernando Matielo, Venerável Mestre da Loja 30 de Dezembro, pela atenção e denodado esforço que empreenderam para que o nosso anseio se tornasse realidade nesta noite em que se vislumbra em todos nós os mais puros sentimentos de emoção, alegria e paz.

Recebam, pois, nosso eterno reconhecimento e saibam que todos saímos daqui hoje com a plena certeza de que gestos como esses é que fazem estreitar cada vez mais os laços de amizade que nos unem como verdadeiros Irmãos e sedimentar ainda mais o relacionamento de Lojas que se respeitam e querem bem, integradas que são por obreiros úteis e dedicados à Ordem Maçônica.

Agora podemos afirmar que a história de nossa Loja foi restabelecida e doravante se torna a realidade almejada.

Nesse calor de comemoração Venerável Mestre, aproveito para dizer aos demais e estimados Irmãos visitantes que agradecemos a presença e deixamos claro que foi um prazer e uma honra recebê-los em nossa casa, esperando que ela tenha sido o lugar onde reina a paz, a harmonia e a concórdia, e agradecemos por abrilhantarem os trabalhos desta noite. Esperamos que voltem sempre.

Mais uma vez, muito obrigado a todos e que o G A D U sempre os iluminem e guardem.


 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2118 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções