Uma notícia vinculada nos grandes portais e jornais no dia 10 de Setembro intrigou os usuários do Google. Foi anunciado em um fórum online uma lista com cerca de cinco milhões de usuários e senhas de contas do Gmail. De acordo com especialistas as provas encontradas indicam que este arquivo é resultado de diversos ataques em diferentes sites e que os hackers aproveitaram de brechas de segurança deles. Vale lembrar que algumas ferramentas online possibilitam o uso de contas do Google ou do Facebook como forma de acesso, evitando assim um cadastro local agilizando o processo para o usuário.
Porém, nem todos os sites possuem um nível de segurança avançado e é ai que mora o perigo.
Sites como Google e Facebook possuem diversas formas de proteção, a mais eficaz é a “verificação em dois passos” que além da senha do usuário ela também envia no celular, que é pré cadastrado no site, uma outra senha e com isso elimina diversos problemas de roubo dos dados. Este método é eficaz mas tem sido pouco adotado pela dificuldade que isso gera para os usuários que gostam de agilidade.
Um grande problema que precisa ser evitado é o uso de senhas de baixa complexidade que usuários insistem em utilizar. Outro problema comum é que a maioria das pessoas utilizam a mesma senha para diversos sites diferentes e desta forma ao descobrirem uma senha, todas as contas daquele usuário podem ser bisbilhotadas.
Um aplicativo que promete resolver esses problemas é o “1Password” ele cria senhas complexas e armazena no aplicativo, ao entrar em um site que possui uma senha cadastrada, ele faz a autenticação automaticamente. Todas as senhas do 1Password são criptografadas e protegidas por uma senha mestra definida pelo usuário e o programa roda tanto em computadores como em celulares. Apesar do 1Password ainda possuir um valor não muito atrativo pode ser uma boa saída para quem sofre em guardar diversas senhas.
A LSO Tecnologia é uma empresa especializada em projetos de tecnologia da informação e consultorias para empresas. Identificamos falhas e agimos diretamente no problema. Marque uma visita sem compromisso pelo telefone: (19) 3813.2472 ou pessoalmente em nosso novo endereço: Avenida Rio Branco, 529