“Oferecer-te-ei sacrifícios de ações graças.” (Sl 116.17).
O Cristianismo é a religião da ação de graças por excelência. Um de seus sacramentos recebe desde cedo esta conotação: Eucaristia, que quer dizer, “obrigado”. O cristão desde sempre aprende e, na verdade, é convencido de que tudo é graça, tudo lhe foi dado, nada do que é e possui é conquista sua, desde a vida, a salvação, a fé, os meios legítimos de sobrevivência, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento humano, quer pessoal, profissional e familiar. Tudo é dom.
Contudo, mesmo assim Deus não nos exime de nossas responsabilidades. Uma vez salvos, o progresso na santificação depende de nossa correspondência em obediência e fé aos meios de graça e à prática de boas obras. No emprego dos meios legítimos de nossa sobrevivência zelo, capacitação, boa vontade, responsabilidade são coisas que dependem da subjugação de nossa natureza indolente e revoltada a fim de obtermos os frutos co-naturais de nosso empreendimento, carreira ou profissão.
No que tange ao nosso desenvolvimento, em qualquer área, uma boa dose de vida regrada, sóbria, equilibrada e disciplinada farão toda a diferença. Mas, há uma coisa, uma atitude, um sentimento que jamais deve ausentar-se nesta nossa caminhada na vida cristã e em nossa maturação humana: A gratidão. Sem gratidão, sem este reconhecimento da ação dadivosa e generosa de Deus direta ou por causas secundárias como a presença de pessoas boas e significativas, ou das muitas oportunidades que a vida nos apresenta, a nossa existência fica coisificada e reduzida ao que temos em detrimento do que somos e para quem somos. A gratidão é o fundamento da vida cristã e é o que humaniza a nossa existência sobre a terra.
Aprenda a ser agradecido, a gratidão nos liberta da autossuficiência, da arrogância, da prepotência. A gratidão nos faz mais altruístas, solidários e abertos à vida. Pelo que você se sente agradecido? A quem você é agradecido? Como retribuir todo o bem que Deus nos fez? (Sl 116. 12-19). Segue abaixo, uma pequena amostra do que os homens pensam sobre a gratidão:
Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé! (Rosaura Gomes)
A gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o prazer daquele de quem o faz. (Machado de Assis)
As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo. (Epicuro)
A gratidão tem memória curta. (Benjamim Constant)
A gratidão é a virtude das almas nobres. (Esopo)
Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida. (Sêneca)
Aos incapazes de gratidão nunca faltam pretextos para não a ter. (Gustave Flaubert)
A gratidão da maioria dos homens não passa de um desejo secreto de receber maiores favores. (François La Rochefoucauld)
Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer. (Tácito)
O silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores. (Khalil Gibran)
Quero ignorado, e calmo
Por ignorado, e próprio
Por calmo, encher meus dias
De não querer mais deles.
Aos que a riqueza toca
O ouro irrita a pele.
Aos que a fama bafeja
Embacia-se a vida.
Aos que a felicidade
É sol, virá a noite.
Mas ao que nada espera
Tudo que vem é grato.
(Fernando Pessoa)
Todos os sentimentos podem conduzir ao amor e à paixão. Todos: o ódio, a compaixão, a indiferença, a veneração, a amizade, o medo e até mesmo o desprezo. Sim, todos os sentimentos... exceto um: a gratidão. A gratidão é uma dívida: todo o homem paga as suas dívidas... mas o amor não é dinheiro. (Ivan Turgueniev)
Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos. (William Shakespeare)
Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha. (Maquiavel)
A gratidão é uma dívida que os filhos nem sempre aceitam no inventário. (Honoré de Balzac)
A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar. (Samuel Johnson)
Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão. (Jean de La Bruyère)
A gratidão, como o leite, azeda, caso o vaso que a contém não esteja escrupulosamente limpo. (Rémy Gourmont)
Procure em sua Bíblia salmos e outros textos que falam sobre a gratidão, a ação de graças e faça uma lista de coisas, pessoas, circunstâncias pelas quais você é verdadeiramente grato. Aprenda a agradecer os que te servem, os funcionários públicos, os atendentes de lojas, farmácias, supermercados. Seus oficiais na Igreja, seu Pastor, um vizinho seu ou parente. Jamais deixe de demonstrar gratidão. Erga a Deus uma oração de Ações de Graças!
Reverendo Luiz Fernando
Seu amigo e servidor
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.