A frequência cardíaca (FC) é o número de vezes que o coração bate por minuto, para bombear sangue para as diversas partes do corpo. Monitorá-la tem grande importância no sucesso de seu programa de atividade física, em especial nas atividades aeróbicas como a corrida, já que os batimentos irão refletir a capacidade que o coração tem de abastecer seu corpo com oxigênio. Quanto mais oxigênio é transportado pelo sangue, melhor seu condicionamento físico.
De acordo com o estado de atividade física na qual você se encontre, a frequência cardíaca será diferente. Será mais baixa – normalmente inferior a 100 batimentos por minuto (bpm) – em situações de repouso, elevando-se progressivamente conforme o aumento de atividade e movimento que você estiver fazendo.
Há em seu treino uma faixa de esforço físico que não chega a cansá-lo de forma intensa, mas que o faz sentir mais ofegante e em sobrecarga. Possivelmente, neste momento, a FC será a ideal para seu treinamento aeróbico. Para exemplificar a situação, vamos pegar o caso de um corredor: durante seu treino de resistência, ele apresenta cansaço intenso se correr a 16 km/h, com batimento cardíaco correspondente de 180 bpm. Se ele diminuir o seu esforço para 14 km/h, a FC cair para 155 bpm e ele ainda estiver ofegante, mas não cansado, esta possivelmente será a zona confortável para o seu treinamento aeróbico.
Existem, no entanto, formas mais práticas e seguras de obter este valor ideal de FC, como os testes que utilizam esforço físico progressivo. O teste ergoespirométrico, por exemplo, faz uma avaliação de consumo de oxigênio máximo (VO2), indicando os limites de FC para o treinamento aeróbico. O teste ergométrico, por sua vez, também indica a FC limite, mas sem a análise de consumo de oxigênio.
Com os dados da frequência cardíaca ideal a ser atingida no seu treino em mãos, fica mais fácil monitorar sua atividade física, tanto no que diz respeito à segurança para sua saúde, quanto para os limites de sobrecarga do seu treinamento. Para as pessoas em tratamento de hipertensão arterial e problemas cardíacos, o controle da FC tem papel fundamental, pois garante um exercício seguro com a utilização da frequência cardíaca adequada.
Para monitorar sua FC durante a atividade física, você pode utilizar os frequencímetros, que são monitores de pulso. Estes aparelhos são práticos porque podem ser levados a qualquer lugar e registram todas as etapas e variações do seu exercício. Muitos equipamentos de treinamento aeróbico, como esteiras e bicicletas ergométricas, também possuem este equipamento acoplado, e com resultados bem confiáveis.
Procure, então, seguir seus limites pessoais de treino, monitorando sempre sua FC durante os exercícios aeróbicos. Com certeza, sua atividade será mais segura e seu planejamento muito mais fácil e eficaz.
Lembrando sempre que o sucesso nos resultados, com segurança e sem riscos, depende de uma boa avaliação médica com suas respectivas prescrições e um acompanhamento adequado por parte de um Profissional de educação Física devidamente habilitado e especializado na respectiva prática física/desportiva
Uma excelente prática física/desportiva a todos!
Até a próxima!
Luizinho Domingues “Pasté”