Não requer dinheiro, um local especial e nem possui contra-indicações. Pelo contrário, é um grande aliado na prevenção de doenças, na estética (melhora medidas e curvas) e beneficia a paz de espírito. Nesta época, em que o tempo dedicado à prática de exercícios físicos é cada vez mais escasso, transformando as tensões do dia a dia no trabalho, no trânsito e nos afazeres domésticos em stress, sobressai o grande valor da caminhada a pé: um exercício saudável, que não discrimina as pessoas nem por idade nem por nível sócio-cultural. Está ao alcance de todos, homens, mulheres, adultos, jovens, crianças e idosos, ricos e pobres.
É grande o número de indivíduos sedentários, que passam o dia sentados num escritório, ou em casa, horas a fio a verem telenovelas sem praticar nenhum exercício físico. Resultado: qualquer distância mais longa ou subida íngreme (escadas ou ladeiras) deixam qualquer um ofegante. Sem disposição física, ficam também mais propensos a doenças e irritações. E depois é como uma bola de neve – envolvem-se cada vez mais em situações conflituantes. A ansiedade decorrente disso só piora as coisas. Como a aparência também é um reflexo do espírito, a pessoa parece feia e envelhecida. O sedentarismo afecta a postura e começam a surgir as "indesejáveis gorduras". E depois, o espelho e a balança tornam-se inimigos.
A caminhada é um dos melhores antídotos para estes problemas. Deixa o organismo saudável, rejuvenesce, o praticante sente-se mais feliz e, consequentemente, a sua aparência irradia esse estado de espírito. Diminui as medidas e reequilibra o peso. Enquanto caminha, também pode aproveitar para meditar e relaxar. Assim, a mente fica livre para o surgimento das boas ideias. Recupera a criatividade e a vontade de desenvolver coisas. Estudos científicos atestam ainda outros efeitos positivos da caminhada, como a liberação de uma substância capaz de aumentar a sensação de bem-estar, diminuir a depressão e aliviar a tensão ou qualquer tipo de dor.
A atividade física está intimamente ligada à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, reduz relativamente a pressão arterial, reduz os níveis de gordura no sangue (controla o colesterol), a circulação nas veias e nas artérias do organismo, assim como diminui o stress emocional, reduz o peso, atua na prevenção da osteoporose melhora a auto-estima e propicia boas noites de sono.
Pulmões a funcionar a pleno vapor, ossos fortes e peso ideal são os factores comuns a quem caminha ou faz 30 minutos diários de algum exercício físico, saindo assim, do grupo dos sedentários e portanto dos que correm mais riscos.
Apesar da caminhada oferecer os mesmos benefícios da corrida, a caminhada é de maior segurança e menos riscos de lesões. É aconselhável escolher um terreno regular para evitar quedas e locais com bastantes árvores, dado que estas libertam oxigénio e assim é possível inspirar maior volume de ar com qualidade e a respiração é feita com maior intensidade. Aproveitando o percurso, a pessoa deve procurar apreciar e sentir a natureza, ouvir o canto dos pássaros e relaxar a mente e o corpo da tensão acumulada. Para quem não está acostumado a praticar exercícios físicos, é recomendável de início efectuar uma caminhada de 15 minutos pelo menos três vezes por semana e ir aumentando gradualmente o tempo e depois o ritmo. Também é muito importante beber água antes, durante e depois da caminhada e fazer uma refeição leve (frutas e sucos) pelo menos uma hora antes da atividade.
Deve escolher um horário, de preferência no período da manhã até às 10 horas ou ao final da tarde após as 17 horas, quando o calor já não é muito forte. Procure um local agradável e seguro, onde não haja poluição e muitos carros, evite também os terrenos muito acidentados.
Ao caminhar a pessoa deve respirar normalmente, sem impor um ritmo determinado, vestir roupas leves que não prejudicam a transpiração e a evaporação e usar calçado apropriado (com amortecimento no calcanhar) para diminuir o impacto e evitar escorregar. Deve ainda ser fechado atrás para dar estabilidade às passadas. Para as caminhadas é aconselháve,l e muito importante, utilizar ténis adequado.
Ao caminhar, olhe para a frente, mantendo o abdómen contraído.
É agradável ver as pessoas a fazerem caminhadas porque é saudável e oxigena o cérebro, ajudando a diminuir o stress acumulado durante o dia.
Felizmente que já se encontram muitas pessoas a caminhar de manhã e ao fim do dia e em Itapira existe uma mentalidade pró esporte a atividades físicas.
Com amigos e/ou familiares e um bom “bate-papo” a sua caminhada ficará ainda mais agradável e descontraída.
Uma boa caminhada a todos...
Até a próxima
Luizinho Domingues “Pasté”