Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
06/03/2012 | Luizinho Domingues: Coluna vertebral e a prática física desportiva
O desenvolvimento da prática de atividades físicas/desportivas vem, a cada dia, oferecendo mais possibilidades, inclusive destacando os benefícios das atividades saudáveis, entre elas a ginástica, body jump, halterofilismo, musculação, corrida e uma série de esportes, inclusive os radicais, entre outras e que são o que a maioria das pessoas está praticando. Quais os cuidados que se toma com a coluna vertebral? Na maioria das vezes, nenhum cuidado. O culto ao corpo ou o aperfeiçoamento de um determinado tipo de esporte pode causar sérios danos.  
Moderação é uma palavra de ordem na tentativa de evitar problemas mais sérios na coluna.

Segundo os médicos especialistas, a coluna se divide didaticamente em três regiões, cervical com sete vértebras, torácica com doze vértebras e lombar com cinco vértebras, sendo que a coluna cervical e a lombar são as que mais são lesadas em atividades esportivas. Cada região tem características anatômicas completamente diferentes das outras, assim como os sinais e sintomas das lesões nessas regiões.
 
Outro aspecto importante é que cada vez mais pessoas com idade superior aos quarenta anos de idade praticam mais esporte do que há vinte anos atrás, e que os problemas degenerativos (desgastes) e osteoporose na coluna também contribuem em alguns tipos de lesões.
 
Prevenir é essencial e, antes de iniciar a prática de qualquer atividade, as pessoas deveriam passar por uma avaliação médica, com o objetivo de conhecer melhor sobre os impactos da prática esportiva para o corpo humano.
 
Dentre os problemas mais comuns estão:
 
DISTENÇÃO CERVICAL- consiste num estiramento simples ou ruptura completa que ocorre em tecidos moles de sustentação da coluna cervical como os tendões, ligamentos e músculos. A distensão pode ainda envolver discos intervertebrais, a cartilagem e até mesmo fratura de vértebra. Geralmente causada por  hiperflexão ou hiperextensão da coluna cervical. Esta situação encontramos mais comumente em esportes como body jump, rapel, raffiting, automobilismo, kart. Hipismo, ginástica artísitica, esqui, skate,MotoCross, ciclismo. Os sintomas podem variar de um leve torcicolo à paralisia dos membros superiores.
 
DISCOS CERVICAIS- Segundo os especialistas, outra agressão comum à coluna é a lesão dos discos cervicais, os chamados “amortecedores” e que ficam situados entre as vértebras.Quando ocorre uma lesão do disco cervical, a hérnia (abaulamento) provocada é do tamanho de uma ervilha, porém suficiente para provocar compressão nervosa. 95% delas ocorre no intervalo da quarta até a sétima vértebra cervical e o mecanismo mais freqüente é uma compressão da cabeça para baixo, com uma hiperflexão, que por exemplo, ocorre quando se bate com a cabeça no teto do automóvel ou no fundo em mergulhos.
 
FRATURAS- Com relação às fraturas cervicais, os ortopedistas explicam que são os casos onde as lesões são provocadas por alta velocidade e energia cinética. São considerados os mais graves, podendo levar a tetraplegia - imobilização definitiva de braços e pernas.
 
COLUNA LOMBAR- É outro local também bastante lesado na prática de vários esportes e, em especial, aqueles ligados ao peso, como halterofilismo, fisiculturismo e os com impacto axial repetitivo, como o vôlei, basquete e pára-quedismo que podem levar a fraturas por fadiga. Elas acontecem como conseqüência de um esforço excessivo em flexão, rotação e carga, comuns em halterofilistas, arremessadores de disco e de martelo, boliche e handball.

Os especialistas lembram que prevenir é essencial e, antes de iniciar a prática de qualquer atividade, as pessoas deveriam passar por uma avaliação médica, com o objetivo de conhecer melhor sobre os impactos da prática esportiva para o corpo humano e sempre estar acompanhado de um profissional de Educação Física e que esteja credenciado a prescrever e avaliar os exercícios físicos/desportivos.
 
Uma ótima prática e cuidados com a coluna vertebral !
 
Até a próxima!
 
Luizinho Domingues “Pasté”
Fonte: Luizinho Domingues

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1256 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções