Cerca de 2 mil pessoas realizaram hoje (11) manifestação e incendiaram a sede do Partido Revolucionário Institucional (PRI), em Chilpancingo, capital de Guerrero, estado do Sul do México. O protesto ainda é por conta do desaparecimento, em setembro, de 43 estudantes e da falta de resultados das investigações. Os manifestantes entraram em confronto com a polícia local, que teve vários de seus membros presos por suspeita de participação no desaparecimento.
O PRI é o partido do presidente Enrique Peña Nieto, muito criticado pela falta de habilidade política para lidar com a situação e demora em cobrar respostas das autoridades. Nieto esteva hoje em Pequim, onde participou do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec). Os manifestantes carregavam pedras, paus e rojões. A polícia respondeu com bombas de gás lacrimogênio, para tentar dispersar a multidão.
A manifestação de hoje foi organizada por estudantes e professores da Universidade Autônoma de Guerrero, que caminharam do centro de Chilpancingo até a Cidade Universitária. O dirigente do PRI no estado, Cuauthémoc Salgado, teve o escritório edifício incendiado. Ele informou que entre 400 e 500 pessoas atacaram a sede do partido. Acrescentou que 60 funcionários estavam trabalhando no momento, mas puderam deixar as instalações.
*Com informações da Télam
Editor Armando Cardosohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-11/manifestantes-incendeiam-sede-do-partido-do-presidente-mexicano-emComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.