Acontece na manhã do dia 20, quinta-feia, a última ação de coleta de sangue do Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira. Os doadores e doadoras de sangue, tanto os habituais quanto os que doarão pela primeira vez, deverão se dirigir ao salão do Lions Clube de Itapira, na Rua Tereza Lera Paoletti, 480. Como nas ocasiões anteriores, cada doador poderá doar até 450 ml de sangue. Para isso, é necessário ter entre 16 e 68 anos de idade, levar documento de identidade, pesar no mínimo 50 quilos, ter boas condições de saúde, não estar em jejum e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Os doadores menores de 18 anos (e maiores de 16 anos) deverão levar autorização assinada pelos pais.
O Banco de Sangue lembra que entre cada doação é preciso manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Cada bolsa de sangue pode salvar até três vidas. O sangue é processado em três hemoderivados: hemácias, plasma e plaquetas, cada um indicado para uma situação. Para evitar surpresas, os hemocentros têm que estar abastecidos o tempo todo, e com todos os tipos de sangue: A, B, AB e O positivo e negativo.
Todo material utilizado na coleta é descartável. Na doação, a pessoa é orientada e acompanhada por técnicos experientes de saúde. Se for observada qualquer anormalidade durante a triagem ou nos exames realizados no sangue doado, o doador será avisado e encaminhado para acompanhamento médico. Em Itapira, a coleta de sangue é feita através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Hemocentro da Unicamp, e o Lions Clube local, que fornece a sede.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.