Quantas mulheres existem nesta Maria? Vó Iva, Dona Maria, Tia Iva, Madrinha, irmã amorosa, mãe cuidadora, esposa dedicada, sogra querida, tia zelosa, costureira da família, ótima cozinheira, doceira, dona de casa, jardineira, vizinha amigável, mulher de fé.
Nasceu em 20 de novembro de 1934, a terceira filha de Cyrino Boretti e Maria Ozório de Oliveira Boretti. Com suas irmãs Zinha (Maria Therezinha) e Lia (Maria José) sofreu a perda precoce da mãe, quando tinha apenas três anos de idade.
Pai e filhas foram morar na casa do nono Vitório. Apesar da pouca idade, ajudava nas pequenas tarefas da casa e também trabalhava na fábrica de cerveja da família.
Quando tinha 13 anos, seu pai se casou novamente comJacyra e a família passou a morar em uma casa só deles. Nasceram, então, mais duas irmãs: Maria Elvira e Maria Alice. Agora elas são cinco Marias.
Durante a adolescência, até se casar, trabalhava no correio ajudando seu pai, que na época era Agente Postal do Correio da cidade.Em 1949 começou a namorar João Baptista Rizola e,após oito anos se casaram em Aparecida. Desta união nasceram três filhos: Neto, Ângela e Adriana. Neto é casado com Maria Thereza e tem os filhos Luiz Felipe, Leonardo e Juliana. Ângela casou-se com José Luiz Zanovello, o Dula, e são os pais de Thaíza e Thulio. Da união de Adriana e Paulo nasceram Gabriel e Camila. A família está completa.
Já se passaram 80 anos de vida, 57 anos de união conjugal. E sua disposição ainda é a mesma.
Este é apenas um resumo da vida de uma mulher, mãe e avó no sentido mais amplo destas palavras. Uma mulher que,mesmo diante de todas as dificuldades que a vida lhe apresentou, soube sorrir, amar e cuidar.
Uma guerreira, honesta, generosa, verdadeira em seus sentimentos e pura em suas ações. Se doa de corpo e alma a quem precisa.
Com sua agulha de crochê em mãos “entrelaça” sua família: irmãs, filhos, netos, sobrinhos, primos, afilhados, marido, genros e nora, mantendo-os unidos e fazendo-os sentir-se amados e cuidados. E essa dedicação tem o reconhecimento de todos, que agradecem a Deus por tê-la sempre ao lado e pelo amor que dedica à família.
Maria Ozória de Oliveira Boretti – mãe de Maria Olivia
Bodas de Ouro em outubro de 2007
Em pé: Dula, Maria Thereza, Thaíza, Ângela, Juliana, Leonardo, Thulio, Paulo, Adriana e Camila (no colo).
Sentados: Luiz Felipe, Maria Olivia, Rizola, Neto e Gabriel
Maria José (LIA), Maria Olivia (IVA), Maria Alice (LICINHA), Cyrino, Jacyra, Maria Elvira (VIRA) e Maria Terezinha (ZINHA), em 1984, no aniversário de 80 anos do Cyrino
Natal da família Boretti em dezembro de 2012
Gabriel, Leonardo, Juliana, Luiz Felipe, Thaíza, Thulio, Vô Zico, Camila e Vó Iva no Natal de 2013