Cronograma das feiras diurnas nos bairros não será alterado
O novo projeto da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) vai oferecer uma alternativa para que consumidores possam adquirir produtos hortifrutigranjeiros direto do produtor com qualidade e preços melhores.
A proposta é trazer as tradicionais feiras que ocorrem no período da manhã nos bairros para a parte inferior do Mercado Municipal, porém em horário diferenciado: das 17 às 21 horas. “Nosso principal objetivo é melhorar a renda dos produtores e também dar outra opção de horário para os consumidores que não conseguem ir à feira no período da manhã”, esclareceu o secretário da pasta, José Alair de Oliveira. O projeto terá início na próxima quarta-feira, dia 26.
O secretário explicou que a ideia já vinha sendo pensada há algum tempo e modelos semelhantes de cidades vizinhas, como Mogi Mirim, serviram de inspiração para a implantação da Feira do Produtor em Itapira.
A escolha do local, segundo José Alair, foi feita de modo proposital e com o intuito de valorizar o Mercadão Municipal, que já tem mais de 50 anos. “Todos nós temos boas lembranças de lá, eu mesmo que nunca imaginei ter uma barraca lá, tomei conta de uma em certa vez”, confidenciou.
Semelhante ao que ocorre aos domingos de manhã, os produtores ficarão locados na parte inferior do prédio, embaixo das escadas, e também no pátio. Além das barracas tradicionais, haverá espaço para embutidos, doces, queijos e demais produtos dos gêneros alimentícios. A praça de alimentação com o tradicional pastel também será instalada.
José Alair de Oliveira conta que os detalhes finais para a inauguração da feira noturna estão sendo revistos esta semana.
Ele destacou a colaboração das secretarias de Serviços Públicos e Defesa Social que uniram forças para reforçar o sistema de iluminação e o trânsito local. Oliveira revelou também que para o primeiro dia está prevista uma programação cultural para atrair ainda mais pessoas. Neste quesito, a pasta de Cultura e Turismo também dá seu apoio para que o novo projeto faça sucesso.
Os pequenos e médios produtores rurais que se interessarem pela proposta devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que fica à Rua Benedita Lemes Ramos, 77, Jardim Ivete, e realizar o cadastramento. Cerca de 30 feirantes já confirmaram presença.
A realização da Feira do Produtor em período noturno em nada irá alterar o calendário das feiras que percorrem os bairros da cidade durante as manhãs de segunda a sábado.
Feira noturna acontecerá às quartas-feiras no Mercadão