A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou hoje (10) a ausência de progressos na crise ucraniana. Ela lamentou que "ainda não se tenha verificado um cessar-fogo", após um encontro em Moscou com Vladimir Putin.
?Atualmente, continua sem existir um cessar-fogo na Ucrânia?, declarou Merkel em entrevista coletiva com o presidente russo. Ela viajou a Moscou um dia depois das celebrações do 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, na capital russa, boicotadas pela maioria dos líderes ocidentais.
Os acordos de paz para terminar o conflito sangrento entre o governo ucraniano e os separatistas pró-russos foram assinados em 12 de fevereiro em Minsk, capital da Bielorrússia. As negociações envolveram uma maratona diplomática entre o presidente russo, a chanceler alemã e os chefes de Estado francês e ucraniano, François Hollande e Petro Poroshenko.
Apesar da assinatura do acordo, combates esporádicos verificam-se regularmente no Leste da Ucrânia, onde o conflito armado já deixou mais de 6,2 mil mortos em pouco mais de um ano.
?Todos os dias, recebemos relatórios da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa que explicam, de maneira objetiva, porque não é respeitado o cessar-fogo?, disse Merkel. ?Não podemos afirmar que uma parte respeita as condições do acordo [sobre o cessar-fogo] a 100% e que a outra não as respeita?, ressaltou.
"É um processo muito complicado. Esperávamos que um cessar-fogo fosse observado. Mas infelizmente isso não aconteceu", acrescentou a chanceler.
O conflito ucraniano deu origem à pior crise nas relações entre a Rússia e o Ocidente desde o fim da Guerra-Fria, com a União Europeia e os Estados Unidos acusando Moscou de apoiar militarmente os rebeldes pró-russos, o que as autoridades russas desmentem.
?Apesar de todas as dificuldades, o processo [de paz] lançado em Minsk avança (...) e a situação se acalmou na Ucrânia?, respondeu Putin. ?Relativamente às queixas sobre o respeito, ou não, dos acordos de Minsk, elas surgem dos dois lados. Estou convencido que só podemos garantir uma solução a longo prazo por meio de um diálogo direto? entre Kiev e os separatistas, acrescentou o presidente russo.
Putin garantiu que o governo de Moscou fará todo o possível para alcançar uma solução para o conflito. No entanto, ele ponderou que o êxito de uma solução pacífica na Ucrânia depende, em grande parte, das autoridades de Kiev, capital da Ucrânia.
Angela Merkel chegou à capital russa no dia seguinte às comemorações do 70º aniversário da vitória contra a Alemanha nazista, marcadas por uma imensa parada militar. ?Apesar de as relações russo-alemãs atravessarem atualmente um período difícil, era importante, para mim, prestar homenagem, com o presidente Putin, aos mortos na Segunda Guerra Mundial?, destacou a chanceler alemã.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-05/merkel-critica-ausencia-de-progressos-na-crise-ucraniana-em-reuniao Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.