Jim Orchard (D), presidente mundial do Grupo Mark IV controladora da Dayco, esteve em Itapira, nesta quarta-feira, 7, para confirmar a aquisição da Metalurgica Solano, depois de um processo de negociação que se arrastou por três anos.
A empresa atua no campo corporativo fornecendo produtos para todas as montadoras de veiculos, com duas fábricas, uma em Contagem (MG) direcionada para mercado corporativo e a de São Paulo, no Bairro da Mooca, voltada para o mercado de reposição. Como fabricantes de equipamentos originais e aftermarket automotivo, a Dayco é reconhecida mundialmente como uma empresa inovadora, voltada para a tecnologia, integrada de fabricação, centros de distribuição, centros técnicos e escritórios de vendas que empregam cerca de 3.000 funcionários. A Dayco é guiada pela mesma estratégia de negócio estabelecida a mais de 100 anos: antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, fornecendo produtos de qualidade, em tempo útil e de serviços.
O grupo americano Mark IV (fundado em 1905, na cidade de Dayton, Ohio), com 21 fábricas e 37 instalações em 16 países. A Dayco Power Transmission completa, no dia 15 de maio deste ano, onze anos comercializando produtos automotivos para o aftermarket brasileiro.
O Grupo Mark IV entrou no segmento de correias de motor ao adquirir, em 1993, toda a divisão européia da Pirelli Transmissioni. Hoje fornece para as principais montadoras do mundo, como Ferrari, Volkswagen, Ford, Fiat, BMW, Audi, Mitisubishi, Toyota, Peugeot, Mercedes-Benz, entre outras, sendo ainda líder dos mercados europeu e americano de reposição.
A estratégia da Dayco é aumentar a produção no Brasil para suprir o mercado interno e sul-americano, europeu e norte-americano, considerando que as duas plantas brasileiras estão trabalhando no limite, a unidade de Itapira deverá absorver a produção para atender a demanda crescente. Para isso, no próximo semestre, a unidade itapirense deverá dobrar a produção, criando, pelo menos, 200 novos postos de trabalho.
Estiveram presentes no jantar de confraternização e comunicação oficial da transferência do controle acionário, os diretores e funcionários da Metalúrgica Solano, diretores da Dayco, o presidente da ALESP, deputado Barros Munhoz, o prefeito José Natalino Paganini acompanhado do vice Dado Boretti, o presidente da Câmara, Carlinhos Sartori, e o vereador Marquinhos.
Para Munhoz, prefeito e goleiro, além de competentes, tem que ter sorte: “Paganini começa seu mandato com o pé direito. Uma negociação que se arrastava há três anos é concluída no início da sua gestão. Estamos falando de uma grande empresa, a número um no mundo no segmento de correias e tensionadores. Outras virão.”
O presidente global Jim Orchard demostrou grande simpatia para com a cidade: “vim a Itapira para olhar para os meus colaboradores e gostei do que vi. Gente que trabalha, que gosta da empresa, que quer produzir mais e melhor. (...) Vamos aumentar a produção, vamos abrir novas vagas.” Sobre o futuro Jim não pestanejou: “vamos ampliar a nossa planta e contamos com a ajuda do prefeito na cessão de áreas para a ampliação...”
Tudo a ver!
Paganini não escondeu a alegria de poder oferecer ao povo de Itapira essa excelente notícia, depois de oito anos sem grandes novidades nessa área. O Mestre lembrou que a Metalúrgica Solano foi a empresa itapirense que conquistou o premio Exporta São Paulo, projeto desenvolvido por ele, no primeiro ano como presidente da ACEI. Coincidentemente, foi em 2010 que a Dayco iniciou o namoro com a Solano, provavelmente estimulada pelo premio conquistado pela empresa itapirense. “Quanto à área necessária para a ampliação que a Dayco precisará para expandir sua produção, já está reservada no distrito industrial de 750 mil m2 proposto em nosso plano de governo.”
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.