Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Setembro de 2024
Notícia
11/06/2012 | Milton Leitão: A Necessidade do Humanismo na Saúde.

O termo humanidade pode ser aplicado para designar o conjunto de todos os seres humanos do universo ou para caracterizar alguns dos valores inerentes à raça humana, tais como capacidade de compreensão, generosidade e solidariedade.
O Humanismo, em todas as suas dimensões e versões, sempre foi à tônica da assistência à saúde. Infelizmente, por diversos motivos, essa fundamental característica da "arte do cuidar" do bem-estar e da qualidade de vida da população e de nossos pacientes foi desaparecendo na humanidade. Este paralelo entre humanidade e humanismo, nesta abordagem, discorre sobre vários aspectos teóricos e pragmáticos visando subsidiar a tentativa de "resgate da humanização" que ora vem ocorrendo em nosso sistema de saúde.
Na busca de poder, estabilidade e segurança, as pessoas foram se afastando uma das outras e de seus valores essenciais; passaram a tratar o mundo que as cerca como uma fonte inesgotável de recursos, muitas vezes utilizados de maneira inconsequente.
Discorrendo em bases de teoria e filosofia vamos novamente definir o significado de saúde que não é só a ausência de doença, mas, é principalmente, o bem-estar físico, psíquico e social, e tem até os que defendem o bem-estar espiritual para ampliar o conceito de saúde.
      Quem se dispõe a ser um profissional de saúde tem que estar apto e também tem que gostar de todas as dimensões do ser humano e principalmente da vida humana. Situações de impacto e risco costumam levar as pessoas a retomar o contato com a própria essência, a reavaliar seus conceitos e atitudes e a reconhecer que os profissionais de saúde não são onipotentes ou autossuficientes.
As grandes epidemias, as guerras e as catástrofes são situações que colocam as pessoas diante da necessidade de serem apoiadas, protegidas, cuidadas e acolhidas. Nestas ocasiões todos se sentem afetados e, independente da distância ou das próprias carências, se disponibilizam e se unem para enfrentar dificuldades e amenizar sofrimentos. Através de uma postura mais cooperativa e de atitudes solidárias, redescobre-se a sinergia das relações e neste processo de entendimento e comprometimento que a união de esforços se fortalece e resultados mais eficazes são obtidos.
O profissional de saúde deve ser consciente da importância da relação com o paciente, humanizar a saúde significa criar mudanças de atitudes e culturas. É preciso mudar todo o sistema, é preciso valorizar a vida das pessoas – seu bem maior;
Com atitude humanista, a sensação ilusória de onipotência e autossuficiência dá lugar a o verdadeiro poder do homem. O poder de mudar e melhorar realidades, de buscar e atingir propósitos essências, de ocupar um lugar de destaque na defesa da qualidade de vida e manutenção da dignidade humana.
 

Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1026 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções