Para os cristãos a Páscoa é a festividade mais importante da religião. O Domingo de Páscoa significa passagem no hebraico. E celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. A data é comemorada após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte, sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril. Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - período conhecido como Quaresma - os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz, a Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém.
Se a Páscoa tem todo esse lado religioso, para algumas pessoas ela é um grande problema. Segundo dados publicados no site UOL em 16/04/2014 para quem sofre de transtornos alimentares como a bulimia, a anorexia e o comer compulsivo, períodos como a Páscoa são sinônimo de sofrimento. Os números são alarmantes: de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH), 70 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum tipo de transtorno desse tipo, muitas pessoas que sofrem deste transtorno neste período abusam consideravelmente do uso do chocolate e em conseqüência aumentam o problema que possuem.
A ingestão exagerada de chocolate (pode ser light, diet, amargo, ao leite, branco ou preto), pode causar além dos problemas acima citados, acnes, diarréias, alergias, refluxo e o aumento de peso. Quando se come chocolate demais, o sistema digestivo é o que mais sofre porque este alimento tem uma substância que pode provocar o refluxo dos sucos gástricos – uma ação que quando o conteúdo ácido do estômago retorna do esôfago gera ardor, queimação e mal estar.
Como nem tudo nesta vida é demasiadamente ruim existe o lado bom, o chocolate proporciona sensação de prazer e bem-estar e é grande fonte de energia, mas não é só: os chocólatras podem comemorar, pois é bem mais saudável do que se pensa. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Católica da América, nos Estados Unidos, publicada em 2008, ingerir 6,7 gramas por dia de chocolate meio amargo ajuda a prevenir o organismo contra doenças cardiovasculares. Porém, prestem bem atenção são 6,7 gramas por dia, o que para ser comemorado precisa-se de muita disciplina e boa vontade. Desejo aos meus leitores uma Santa Páscoa, que todos renasçam para a vida, e vivam em abundância e às vezes com alguns pecados leves, mas perdoados.
Milton Antonio Leitão – É Farmacêutico Bioquímico – CRF SP11 972 – Diretor das Farmácias FormulAtiva Mil