A Hipertensão, uma das doenças mais comuns da população, passa grande tempo de sua existência sem dar sinais. Se não for levada a sério, os resultados pode não ser nada discretos: derrame cerebral, lesões nos olhos, doenças cardíacas, renais e problemas vasculares periféricos são alguns dos males que podem atingir pessoas com pressão acima do normal. Ela é uma doença vascular de todo o organismo e deixa marcas nos órgãos atingidos: coração, cérebro, rins, vasos e visão.
São considerados hipertensos pessoas cuja pressão chega a 14 por 9, ou está acima deste patamar. Para esse grupo, é recomendável evitar sal, gordura, enlatados, embutidos, cigarro, bebidas alcoólicas, além de praticar exercícios durante pelo menos 30 a 40 minutos por dia.
O estresse , outro fator que potencializa o efeito da hipertensão, também pode desencadear este problema. O estresse maléfico faz com que a pessoa passe a agir de forma autodestrutiva, consumindo mais cigarros e bebidas alcoólicas que de costume, tornando-se apática, ampliando o efeito de antigos problemas. Para enfrentar as pressões do dia-a-dia, pratique um exercício simples: na respiração abdominal, que consiste em inspirar profundamente, enchendo os pulmões até contrair o abdômen, e em seguida expirar também de forma profunda, até esgotar o ar.
É sempre bom repetir as dicas úteis para evitar a hipertensão que são: Reduzir o peso corporal, reduzir o sal da comida, exercitar-se regularmente 30 minutos, de 3 a 5 vezes ao dia, abandonar o cigarro, controlar o colesterol e triglicérides, controlar o estresse e consultar sempre seu médico.
Temos 2 tipos de tratamento para a Hipertensão Arterial, com ou sem medicamentos. No tratamento sem medicamentos para evitar complicações é obrigatório a mudança dos hábitos e do estilo de vida, isso não é fácil, porém, não impossível.
O tratamento medicamentoso visa reduzir as doenças cardiovasculares e a mortalidade dos hipertensos. O uso dos medicamentos tem demonstrado uma redução de forma convincente em pacientes com hipertensão leve e moderada, isso com o uso de medicamentos rotineiros e comuns existentes no mercado. Lembramos que você ao consultar seu médico, pode pedir que estes medicamentos sejam manipulados, o que implica em várias vantagens, como o ajuste da dose, a possibilidade de administrar junto uma ou mais drogas, o que aumenta a adesão ao tratamento. Sabemos que a escolha de um ou mais medicamentos para tratar a hipertensão compete ao seu médico, converse sempre com ele nas consulta, não tenha recio, pergunte, ele irá lhe auxiliar. Nas farmácias onde o farmacêutico se faz presente é outra oportunidade que você tem de obter informações. As farmácias que tem como objetivo ser um centro de atenção a saúde e não um mero comércio, tem como fundamento a saúde , o bem estar e o equilíbrio de seus clientes.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.