Neste domingo, quando iremos comemorar mais um Dia das Mães, quero render minhas homenagens às diversas maneiras de mães que conheci durante estes 24 anos de atividades profissionais.
Quando falo em diversas maneiras de mães, me refiro às mães que além da cozinha, do lar em geral, da educação dos filhos, do trabalho fora de casa, também são mães cuidadoras: mães que cuidam dos seus filhos como se fossem verdadeiras agentes de saúde, nas mais variadas etapas da vida do ser humano, porque o dom de ser mãe tem uma abrangência maior do que imaginamos.
Mãe cuidadora é para todos os estágios de sua vida. Ela passa de filha para mãe cuidadora da própria mãe, do pai e do marido numa sequência de amor e desprendimento, que só mães são capazes.
Philip Kotler uma das maiores autoridades do mundo em Marketing, quando cita o poder decisório de compra, classifica-o em 5 etapas e, numa delas, a do comprador do produto em si, que pode ser a pessoa que não vai usar o produto, não utilizou seu dinheiro para compra do produto, mas é a compradora, simplesmente porque é a pessoa que faz a compra em casa de determinados produtos. Numa farmácia, é muito comum este tipo de comprador, geralmente, a mulher, muitas vezes a mãe. São as mães que tem este papel de comprar os medicamentos em mais de 60% dos casos. Eu noto que fazem isso com tanto carinho que o desempenho sempre é elogiado, pois o resultado sempre é melhor. Estas mães, ao comprarem um medicamento, um simples chá que seja, querem se inteirar do assunto para que possam ser cuidadoras, e são.
Em nossas farmácias, onde os farmacêuticos fazem assistência farmacêutica constante, a atenção que temos que dispensar a estas mães cuidadoras vai além dos demais clientes. Elas querem saber sempre mais, para que, atentas, possam cuidar melhor de seus familiares e,até mesmo, marido, afinal muitas vezes nossas esposas fazem o papel de nossas mães, principalmente quando ficamos doentes.
Somente as mulheres são capazes de dispensar tamanho amor e cuidado despretensiosamente, mas as mães cuidadoras se especializaram no assunto. Quando ocorre uma situação adversa ao medicamento elas correm a farmácia para certificar-se do ocorrido e logo, querem conhecer os mecanismos que levaram a tal fato, como saná-los e qual será o seu papel neste novo cenário.
Na maioria das vezes, a terapêutica apresenta o efeito de cura desejado e as mães cuidadoras ficam que é só alegria, elas realizaram sua função de agentes de saúde.
Talvez poucas pessoas tenham dado conta que além de tantas atribuições as mães assumem esta também, e durante um período de tempo que não se sabe precisar, porque, como disse no começo, ser mãe cuidadora não tem fim.
Por isso quero que todas as mães cuidadoras que freqüentam as nossas farmácias sintam-se neste momento reconhecidas de seu papel na saúde da família, estas mulheres que todos os dias enfrentam a vida com uma energia quase sobrenatural, e providenciam tudo o que é necessário para sua casa, inclusive remédios.
Mães cuidadoras eficientes e dinâmicas é bem capaz que se dediquem, além disso, a alguma tarefa comunitária, e lá passam a ser mães cuidadoras de crianças que não conhecem e idosos que necessitam de agentes de saúde, lembrando que o amor é um dos mais poderosos remédios. Mães cuidadoras muito mais que um ato de amor, um ato de coragem com os seus e de generosidade com os semelhantes.
A vocês, heroínas e personagens anônimas do artigo deste humilde escritor, se estiverem com tempo de ler este escrito, recebam a minha gratidão. Saibam que se precisarem de uma ajuda na tarefa de cuidar da saúde dos seus, contem conosco, porque nossas farmácias, certificadas com ISO 9001, tranquilizam as mães cuidadoras, ma vez que este certificado é garantia de que você e sua família terão sempre o melhor serviço.
Meu respeito a todas as mães cuidadoras. Saúde!
Milton Antonio Leitão.
É Farmacêutico-Bioquímico – CRFSP 11972. Título de especialista de manipulação de Fórmulas Alopáticas. Pós Graduado em MBA – Gestão Estratégica em Farmácias. Diretor das Farmácias Formulativa Mil Itapira e Mogi Mirim
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.