Cada tempo que vivemos tem um tema como referência, o tema muito recorrente do momento é bem-estar. Para preservar o seu equilíbrio o ser humano deu conta de grande valia para sua saúde a preservação da mesma, evitando adoecer. Tal premissa fez com que as pessoas repensassem uma série de hábitos e atitudes que contribuem diretamente não só para a sua longevidade quanto na qualidade de sua vida. Uma grande parcela da população implementou no seu dia-a-dia a prática de exercícios físicos e a atenção à alimentação.
Porém, os estudos dos fatores hereditários, que influenciam nessa busca e cuja herança nem sempre apresenta características positivas, ficou a cargo da comunidade científica. Um legado, que engloba além da parte clínica, a criação de produtos que combatam determinadas disfunções ou que as amenizem consideravelmente.
Este cenário serve como tema do nosso artigo de hoje, tem como fonte a Revista Vital Especialidades, é a exploração de tratamentos de uma disfunção preocupante para parte de população feminina no Brasil: a celulite, uma consequência de maus hábitos alimentares, sedentarismo e causas genéticas. Segundo dados do SIPATESP, entidade do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, a preocupação com a celulite aflige 41% das mulheres das principais capitais do país. As mulheres desejam uma pele lisa, sem aspecto de “casca de laranja” característico da celulite que pode se manifestar em quatro fases e graus distintos. Na fase 1 as fibras de colágeno estão mais densas, porém normais. Na fase 2 as mesmas se tornam anormais havendo um agravamento do edema. Na fase 3 há a compressão do todo tecido conjuntivo, além de vasos e nervos. A fase 4 é marcada por uma pele granulosa e irregular. Quanto aos graus, são assim classificados > Grau 1 os furinhos só aparecem quando a pele é comprimida manualmente. Grau 2 o problema já é visível por compressão muscular havendo a diminuição da elasticidade da pele. Grau 3 apresentação do aspecto “ casca de laranja” e o Grau 4 com aparência de pele fortemente ondulada com inchaço nas pernas. Frente a esses dados temos um mercado que se expande a cada ano. É por esse motivo que a indústria cosmética, trabalha debruçada na evolução de matérias primas para tratamentos mais eficazes para abastecer esse nicho. Hoje dispomos nas farmácias de manipulação de produtos e ativos tecnológicos para o tratamento de celulite, em suas 4 etapas, isso mesmo, o bom tratamento da celulite deve ser feito em 4 etapas distintas, cada uma com seus ativos cosmecêuticos. A primeira etapa chamada de esfoliação, com abrasivos que permitem uma massagem para ativar a microcirculação. A segunda etapa os aliados da drenagem, vários ativos atuam como parceiros da circulação sanguínea. A terceira etapa, com os agentes lipolíticos, uma gama de produtos contra celulite, que tem o poder de estimular a lipólise, sem comprometer o metabolismo celular e a quarta e última etapa a da reestruturação e firmeza da pele, onde os ativos são dermo-firmador corporal, uma vez que sua ação está focada na reestruturação da elasticidade de pele. Um tratamento adequado e feito nesta época do ano vai garantir uma ótima aparência a sua pele, e deixá-la muito bem preparada para os dias quentes de descontraídos que verão logo irá nos trazer.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.