Com a Missa de Cinzas, celebrada na última quarta-feira, a comunidade católica iniciou o tempo da Quaresma, quarenta dias de penitência, oração e busca da conversão e que termina apenas na Semana Santa. Nas seis paróquias do município – Nossa Senhora da Penha, Santo Antônio, São Benedito, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida dos Prados e Santa Rita de Cássia – as celebrações com imposição das cinzas ocorreu em horários distintos e com grande participação dos fiéis. “A imposição das cinzas não apaga pecados passados nem não tira pecado de Carnaval, como muitas pessoas pensam. A cinza é apenas um sinal visível de que o cristão começou sua penitência e é uma simbologia muito forte”, explicou padre Ademir Bernardelli.
O último dia 18 também marcou o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade instituída pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que neste ano traz como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. O pároco da Matriz São Benedito esclareceu que a principal reflexão do tema escolhido esse ano é referente à necessidade dos cristãos assumirem compromissos de serviço e missão com a Igreja e a comunidade, uma vez que o próprio Jesus veio para mostrar serviço.
Neste tempo litúrgico, a Igreja Católica também aconselha – de acordo com as condições de saúde – que não se coma carne as quartas e sextas-feiras. Porém, conforme explica Bernardelli, toda e qualquer penitência e jejum deve ter como objetivo a caridade. “Por exemplo, se decido deixar de comer um quilo de carne devo doar esse alimento para alguém que precise e possa fazer proveito dele”, ilustrou.
Como forma de preparação para a festa da Páscoa, no próximo dia 4 de março terá início os mutirões de confissão. Neste dia, padres de toda a cidade se reúnem na Paróquia São Judas Tadeu. Os próximos encontros ocorrem no dia 5 na Paróquia de Santa Rita de Cássia, no dia 11 na Paróquia de Santo Antônio, no dia 12 na Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados, no dia 18 na Paróquia São Benedito e no dia 26 na Paróquia Nossa Senhora da Penha, sempre com início às 19h30.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.