A partir dos meses de novembro e dezembro, período conhecido como época das águas, é momento de dar início à temporada dos plantios. Todo ano, nesse período, que se estende até março do ano seguinte, a Copaíba se programa para plantar e acompanhar as mudas nas áreas plantadas.
Apesar desse ano as chuvas não virem com tanta frequência, os plantios continuam acontecendo. Mas não basta apenas plantar, é necessário cuidar das mudas plantadas. Para isso são feitos o monitoramento e a avaliação, que apontam como está o andamento do processo de restauração nas áreas e indicam ações necessárias para garantir o bom desenvolvimento das mudas em campo.
O monitoramento é contínuo e a manutenção nessas áreas também. Um mês após o plantio das mudas, os primeiros cuidados precisam ser mantidos, como o controle de formigas cortadeiras, coroamento das mudas e eliminação do capim.
As propriedades parceiras do Verde Novo estão recebendo as visitas técnicas com esse intuito, de acompanhamento e assessoria após o plantio. Cada propriedade recebe, em média, uma visita a cada seis meses, até completar dois anos do plantio.
Na semana passada mais duas propriedades receberam a visita da equipe técnica da Copaíba, a propriedade Sítios dos Ipês e a Fazenda São José, ambas em Socorro/SP. Durante o monitoramento, são observados diversos parâmetros, para que possa ser feita uma análise técnica da área. Entre os parâmetros observados estão o aspecto, altura e a cobertura das mudas plantadas.
As duas propriedades vistoriadas, juntas, somam o plantio de mais de 20 mil mudas nativas. O monitoramento realizado apontou um bom desenvolvimento das mudas nas duas áreas. Isso significa que essas áreas estão retomando sua função ecológica e em breve se tornarão florestas, contribuindo para a conservação da água, do solo, da fauna e da flora.
O Verde Novo
O Verde Novo é um projeto executado pela Copaíba e patrocinado pela Petrobras, que teve início em 2010, e está contribuindo para a restauração de 175 hectares (1.750.000 m²) de matas nativas. Nessas áreas estão sendo plantadas 270 mil mudas em propriedades rurais de 13 municípios, paulistas e mineiros, inseridos nas bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Camanducaia: Águas de Lindóia, Amparo, Itapira, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pinhalzinho, Serra Negra e Socorro, Bueno Brandão, Monte Sião, Munhoz e Toledo.
Para mais informações sobre o Verde Novo e sobre as demais atividades da Copaíba entre em contato pelo telefone (19) 3895-8382 ou email: [email protected].
Acompanhe essa e outras notícias no facebook/
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.