O Colégio Objetivo de Itapira recepcionou no sábado, 27, um universo estimado em torno de mais de 500 convidados entre estudantes do primeiro ano do ensino fundamental a terceira série do ensino médio, pais, professores e alguns convidados especiais que participaram da Mostra Científica e Cultural elaborada para aferir o nível de conhecimento ao longo do primeiro semestre em diversas áreas do aprendizado, quando todos os estudantes, indistintamente, a partir de um tema comum, são desafiados a demonstrar suas competências e habilidades diante de uma comissão de jurados especialmente escolhidas para esta finalidade. Divididos em grupos de trabalho, os estudantes das diversas faixas etárias tinham como desafio formular uma apresentação dentro do tema: Poluição Ambiental – Problemática do Lixo, Animais em Extinção, Reaproveitamento e Reciclagem.
O resultado final surpreendeu até mesmo os próprios professores (todo eles bastante empenhados na realização de um evento memorável) pela qualidade dos trabalhos apresentados. Em linhas gerais os examinadores tinham que aferir itens práticos como criatividade, coerência e domínio do conteúdo. Como resultado prático, esta maratona do conhecimento acrescentava até 1,5 ponto na nota geral de um teste de avaliação (chamado genericamente de “testão”) a que todos os estudantes são submetido ao final de cada bimestre.
Com efeito, das 8h00 as 12h00, todas as dependências da escola foram tomadas pelos estudantes e suas respectivas equipes, transformando espaços diversos, como salas de aula, quadra poliesportiva, anfiteatro e laboratórios, em bancadas de exposição de trabalhos incríveis (feitos com uso de materiais recicláveis na maioria dos casos, quando não com a utilização de ferramentas tecnológicas de primeira linha) e até palco para teatralização do conteúdo dissecado em sala de aula.
Ao todo o corpo de jurados teve que se desdobrar para percorrer todas as instalações e avaliar com a competência necessária todos os trabalhos apresentados por 25 equipes para cada jurado, formados nas diversas séries/ano, aferindo no mínimo dois e no máximo três trabalhos cada um.
Seriedade
Para dar respaldo à iniciativa, a direção do Colégio Objetivo contou com a inestimável colaboração de uma equipe de profissionais altamente capacitados em suas respectivas áreas de atuação, conferindo à avaliação do trabalho dos estudantes um nível de seriedade compatível com a importância do evento. A coordenação pedagógica do Objetivo esclareceu ainda que um trabalho com este nível de abrangência, além de promover o estímulo necessário dentro da sala de aula para que todos os estudantes se esforcem para assimilar o conteúdo das várias disciplinas de forma interdisciplinar a partir do tema sugerido, oferece um outro tipo de preparo para os alunos, quando são desafiados a trabalhar componentes fundamentais no processo de aprendizado como oralidade, memorização e a se apresentar em público, algo que será exigido deles todos até o final de sua caminhada escolar. Destaque ainda para a montagem de quatro estandes a cargo do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira), Instituto Maria Imaculada, de Mogi Guaçu, da Faculdade de Tecnologia, a FATEC e da UNIP Interativa (EAD) - polo Itapira Frassetto
Agradecimentos
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.