A Secretaria de Cultura e Turismo realiza, neste sábado e domingo, o 1º Movimento Cultural de Itapira com atrações em diferentes pontos da cidade. De acordo com o secretário da pasta, Marcello Dragone Iamarino, o evento tem por principal intuito oferecer atrações culturais diversificadas para a população e também valorizar os artistas locais.
A programação tem início às 10h00 na Praça Bernardino de Campos com apresentações de dança, exposição de pintura, intervenção do grupo Máquina do Mundo e visitação à Mostra de Arte Contemporânea, na sede do Circolo Italo-Braziliano XV de Novembro.
Em seguida, por volta das 12h00, a Orquestra de Viola Sertaneja de Itapira, coordenada pelo sertanejoi Moralito, se apresenta em frente ao Supermercado Cubatão do Centro.
No período da tarde, a partir das 14h00, a movimentação acontece na Casa da Cultura João Torrecillas Filho, no Parque Juca Mulato, com atividades desenvolvidas pelo Clube do Livro ‘Outra xícara, por favor’ e pela Companhia de Teatro Paulino Santiago. As exposições fotográficas ‘Nheco Day’ e ‘Bridal Session’ também serão montadas no local e haverá visitação ao Museu de História Natural de Itapira.
O Coral Cidade de Itapira, juntamente com o Coral do Lar São José, faz uma apresentação no Supermercado Antonelli do Jardim Soares às 16h30.
Marcando o início da noite, a banda Rolling Papers se apresenta, a partir das 18h00, na Praça Mogi Mirim. A agitação já existente no local, principalmente marcada pelo público jovem, deve ser ampliada.
Também com o intuito de atrair ainda mais pessoas em pontos já conhecidos na cidade, um palco será montado no fim da Rua José Bonifácio, em frente ao bar ali existente, e abrigará o show da Máfia do Blues por volta das 20h00.
Encerrando a agenda do sábado, o grupo Teatro Cego, composto pelos atores Bruno Righi, Giovanna Maira, Manoel Lima, Paulo Palado, Sara Bentes e Sérgio Sá, sendo três deles cegos, e os músicos Eric Budney, Jonas Dantas e Marcel Ortiz, apresenta a peça O Grande Viúvo, de Nelson Rodrigues, no Teatro da Praça CEU, no Istor Luppi. O espetáculo acontece em total escuridão e leva a platéia a usar outros sentidos para compreender a história de um viúvo que informa a família que deseja se juntar à amada esposa morta. Diante da situação, os familiares tentam convencê-lo a desistir do suicídio e passam a usar métodos radicais, como inventar calúnias sobre a falecida. Durante toda a peça, os atores ficam circulando entre os espectadores, que, sem conseguir ver absolutamente nada, se sentem parte das cenas. Os ingressos foram trocados com antecedência junto a Secretaria de Cultura por um quilo de alimento.
O encerramento do Movimento Cultural acontece no domingo, às 20h00, com o concerto ‘Brasileiríssimo’ da Banda Lira e convidados no Clube de Campo Santa Fé. A entrada é franca mediante entrega de um quilo de alimento não perecível.
Circuito Cultural
Na sexta-feira, 30, a Casa da Cultura recebe, às 20h30, a apresentação Batuque Contemporâneo, atração que faz parte do cronograma do Circuito Cultural Paulista. O espetáculo de dança idealizado pela Companhia da Ideia une dança e música contemporânea de modo ousado e criativo. “Juntos e ao vivo no palco, o músico e bailarinos interagem, se relacionam e criam juntos, resultando em uma apresentação harmônica e agradável aos ouvidos e ao corpo como um todo”, descreve o site oficial do grupo.
Já no dia 15 de junho, às 17h00, é a vez da banda Aeromoças e Tenistas Russas mostrar um pouco do seu som baseado em Rock Instrumental. O show será no Parque Juca Mulato, em frente à Casa da Cultura.
A entrada para os dois eventos é gratuita.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.