Caminhão de Bragança Paulista foi uma das atrações
Relíquias foram abrigadas no pátio da Igreja São Judas Tadeu
A sexta edição do Encontro de Carros Antigos de Itapira, ocorrida no sábado, 21, e no domingo,22, no largo da Igreja de São Judas Tadeu, no bairro do Cubatão, sofreu uma considerável redução na participação de expositores e admiradores depois da mudança de local. A alteração ocorreu poucos dias antes da realização do evento, depois que a Prefeitura não liberou o espaço do Parque Juca Mulato, tal como ocorreu nas edições anteriores.
De acordo com Mário Ferreira Júnior, membro do grupo Os Quetinhos, que organiza o encontro, cerca de 80 expositores e um público de aproximadamente duas mil pessoas marcou presença, com maior registro no domingo. No ano passado, entre 150 e 200 carros foram inscritos e atraíram um público rotativo de aproximadamente 10 mil pessoas.
Ainda segundo o organizador, para amenizar o problema da mudança repentina de local, uma pessoa ficou de plantão no Parque Juca Mulato para guiar os visitantes. Questionado sobre o posicionamento da Prefeitura, ele alegou que nenhum dos organizadores foi contatado formalmente para obter explicações do ocorrido. Na semana passada o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Dragone Iamarino, justificou que a não liberação do Parque Juca Mulato se deu devido a epidemia de dengue que assola a cidade. “Desde o ano passado eles já haviam confirmado a realização do evento em março. Fiquei revoltado porque ninguém nos explica nada e fomos prejudicados. Eu acho que é mentira essa história [que não foi liberado por conta da dengue], pois houve outros eventos na cidade por esses dias, como, por exemplo, um de competição de som de carros no Recinto Agropecuário. Se esse fosse o real motivo, tinha que cancelar tudo”, desabafou.
O 6º Encontro de Carros Antigos de Itapira teve seu encerramento no fim da tarde de domingo com entrega de troféus a todos os participantes, dentre eles expositores de cidades da região. Devido a limitação do espaço, a comercialização de peças em geral e souvenirs foi suspensa.
Logo após o término do evento, os membros do grupo Os Quetinhos anunciaram a 7ª edição do Encontro para o mesmo mês do ano que vem e, para evitar novos problemas, disseram que irão protocolar o pedido para liberação do Parque Juca Mulato ainda nesse ano. “Não vamos desanimar, pois estamos crescendo. Mas precisamos do apoio da Prefeitura para elevar o nome de Itapira e não estamos pedindo nenhuma verba para isso. Ao contrário, somos nós que gastamos com tudo para melhorar o nome de nossa cidade. Agradecemos ao padre Érique Fernando Bordini que nos cedeu o espaço da igreja, pois se não fosse ele o evento não teria ocorrido”, concluiu Ferreira Júnior.
Nova edição do encontro foi confirmada para 2016
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.