Os quase 12 mil eleitores de Natividade, pequeno município do noroeste do estado do Rio de Janeiro, retornam às urnas domingo (17). Eles elegerão o substituto do prefeito Marco Antônio da Silva Toledo, o Taninho, e do vice Welington Nacif Mendonça, o Welington da Volks, ambos do PSD. Taninho e Welington foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por abuso de poder econômico e captação e gasto ilícitos de recursos na campanha.
A decisão, confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março deste ano, foi tomada após anulação dos 4.947 votos obtidos em 2012 pela chapa de Taninho, equivalente a mais da metade (51,32%) dos votos válidos naquela eleição, que terminou com uma diferença de apenas 255 votos em favor de Taninho.
Para cassar Taninho, a Justiça Eleitoral acatou a tese de que ele desvirtuou propaganda institucional e utilizou recursos públicos de forma desproporcional (mais de R$ 195 mil no período de agosto de 2011 a agosto de 2012) para financiar a divulgação, em diversos veículos de comunicação da região, de matérias que promoviam sua candidatura e prejudicavam a do adversário, Francisco José Martins Bohrer, o Chico da Saúde (PT).
Nesses casos, a legislação eleitoral determina a realização de nova eleição direta para escolha de novo prefeito. Segundo informações do TRE-RJ, três novas candidaturas disputarão as eleições de domingo.
Pela coligação Natividade Merece Mais, concorrerão o petista Francisco José Martins Bohrer (prefeito) e Alan José de Souza Santos, o Alan Batata (vice). A chapa do PSD é formada pelos candidatos Eriques Lopes da Silva, o Mineirinho (prefeito) e Jussara da Fonseca Suzano (vice).
A coligação Natividade União e Paz disputará a eleição municipal com Severiano Antônio dos Santos Rezende, o Severiano Neném (PRTB). Seu candidato a vice é Robson Rodrigues Barreto, o Robson do Açougue (PSL), vereador, atual presidente da Câmara Municipal e prefeito interino.
O TRE-RJ já concluiu a preparação das 40 urnas eletrônicas que serão utilizadas pelos 11.974 eleitores habilitados a votar domingo. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, como a legislação prevê o fechamento do Cadastro de Eleitores a 151 dias do pleito, só poderão votar os eleitores que se inscreveram ou transferiram o domicílio eleitoral para o município de Natividade até 17 de dezembro de 2014.
A direção do TRE-RJ convocou 140 mesários para organizar as eleições nos sete locais de votação onde serão instaladas as 40 seções eleitorais.
Editor Armando Cardosohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-05/municipio-do-noroeste-do-rio-volta-urnas-para-substituir-prefeito-cassado
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.