Neta do cantor e compositor Angenor de Oliveira, o imortal sambista Cartola, tomou posse nesta quinta-feira (5) a nova secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Nilcemar Nogueira. Um desafio imediato para a nova gestão da área cultural do município é o pagamento de R$ 25 milhões aos projetos culturais selecionados no edital de fomento, lançado na administração do ex-prefeito Eduardo Paes.
Ela foi apresentada à classe artística pelo prefeito Marcelo Crivella, no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes ? histórico reduto da cultura carioca. Durante a cerimônia, Crivella disse que é preciso ter criatividade em um momento de crise econômica no município.
?Tem fomento, tem verbas, mas estamos em um momento em que precisamos aprender a fazer mais com menos. E as nossas comunidades têm dado o exemplo; fazem muito, com pouco. A gente precisa ser criativo neste momento em que o estado e a cidade vivem momento difícil em sua contabilidade?, disse o prefeito.
Em um auditório lotado de atores, cantores e agentes culturais, Nilcemar prometeu uma gestão de diálogo e transparência. ?Eu tenho condições de estabelecer parcerias e, sobretudo, contar com a criatividade dos atores sociais, culturais, e juntar todas essas classes artísticas e todas as linguagens?, disse Nilcemar.
Apesar do discurso de austeridade do prefeito, a nova secretária ressaltou que vai lutar pela dotação de pelo menos 1% do orçamento municipal para a cultura e pela garantia do vale-cultura para promover o acesso à arte a estudantes e famílias de baixa renda.
*Com informações de Joana Moscatelli, do Radiojornalismo
http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-01/neta-de-cartola-toma-posse-como-secretaria-de-cultura-do-rioVladimir Platonow - Reporter da Agência BrasilComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.