Premiado pela FIFA como autor do gol mais bonito da última temporada, o atacante Neymar foi lembrado mais uma vez pela entidade internacional. Assim como aconteceu em 2011, a jóia santista foi selecionada entre os 23 atletas que disputarão o prêmio à Bola de Ouro FIFA de melhor jogador do ano. As definições ficarão a cargo dos capitães e técnicos de todas as seleções masculinas e de representantes da imprensa internacional selecionados pela revista francesa France Football.
Neymar é o único brasileiro na disputa pelo prêmio. A última vez que o Brasil teve um vencedor foi com Kaká, em 2007. Desde então as competições se restringiram a Messi e Cristiano Ronaldo, que venceram três e um título, respectivamente. Dos 27 indicados, somente os três mais votados irão para a final. Os finalistas serão conhecidos no dia 29 de novembro de 2012, através de uma entrevista coletiva em São Paulo, promovida pela FIFA e a France Football.
O vencedor da disputa será anunciado na cerimônia de gala da Bola de Ouro FIFA, que será realizada no Kongresshaus de Zurique (SUI), no dia 7 de janeiro de 2013. Além desse prêmio, serão divulgados os vencedores de Jogadora do Ano da FIFA, Técnico do Ano da FIFA, o Prêmio Puskás da FIFA de gol mais bonito do ano, o Prêmio Presidencial da FIFA e o Prêmio FIFA Fair Play.
Confira os 23 indicados à Bola de Ouro FIFA 2012:
Sergio Agüero (Argentina)
Xabi Alonso (Espanha)
Mario Balotelli (Itália)
Karim Benzema (França)
Gianluigi Buffon (Itália)
Sergio Busquets (Espanha)
Iker Casillas (Espanha)
Cristiano Ronaldo (Portugal)
Didier Drogba (Costa do Marfim)
Radamel Falcao (Colômbia)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia)
Andrés Iniesta (Espanha)
Lionel Messi (Argentina)
Manuel Neuer (Alemanha)
Neymar (Brasil)
Mesut Özil (Alemanha)
Gerard Piqué (Espanha)
Andrea Pirlo (Itália)
Sergio Ramos (Espanha)
Wayne Rooney (Inglaterra)
Yaya Touré (Costa do Marfim)
Robin van Persie (Holanda)
Xavi (Espanha)