Para se afastar da zona de rebaixamento, na tarde deste domingo (01), no Canindé, a Portuguesa encarou o Santos pela 17ª rodada do Paulistão Chevrolet 2012, e perdeu por 2 a 0.
Com o triunfo, o Santos assumiu a terceira colocação, com 36 pontos, enquanto a Portuguesa permanece com 17 e ainda corre risco de rebaixamento.
O começo de jogo teve a Portuguesa se arriscando mais no ataque, mas com dificuldades para passar pela marcação santista. Aos poucos, o Santos equilibrou a partida, porém nenhuma das equipes conseguia chegar com perigo ao gol adversário.
A primeira boa chance da Lusa veio aos 31 minutos, no arremate de Ananias de fora da área que passou rente a trave esquerda. Apesar do maior volume de jogo, o time do Canindé não conseguiu abrir o placar antes do intervalo.
No início da etapa final, o Santos abriu o placar, Aos cinco minutos, Elano cobrou escanteio da direita e Rafael Caldeira testou firme para abrir o placar para o Peixe no Canindé.
Pouco depois, o Santos ampliou. Aos 13, Felipe Anderson fez ótima jogada individual pela esquerda e deixou Dimba na boa para completar para as redes e anotar o segundo do time da Vila Belmiro: 2 a 0.
Henrique teve boa oportunidade para diminuir aos 18, mas Aranha defendeu à queima-roupa e evitou o primeiro da Lusa. O time rubro-verde ainda tentou o gol de honra nos minutos finais, sem sucesso.
A Portuguesa volta a jogar em casa na sequência da competição, contra o Linense, já o Santos encara o São Caetano, no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.
Ficha técnica:
Portuguesa 0 x 2 Santos
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Luis Alexandre Nilsen e Thiago Carmona Metestaine
Assistentes adicionais: Vinicius Furlan e Sérgio da Rocha Gomes
Quarto árbitro: Thiago Luis Scarascati
Local: estádio Dr. Osvaldo Teixeira Duarte (Canindé), em São Paulo
Data: 1º de abril, às 16h
Portuguesa: Rodrigo Calaça; Luis Ricardo, Gustavo, Renato e Ivan; Léo Silva, Guilherme, Boquita (Diego Souza) e Henrique (Maylson); Ananias e Ricardo Jesus (Danilo).
Técnico: Jorginho
Santos: Aranha; Maranhão, Bruno Rodrigo, Vinicius Simon e Paulo Henrique; Adriano (Anderson Carvalho), Rafael Caldeira, Felipe Anderson (Breitner) e Elano; Alan Kardec e Dimba (Rentería).
Técnico: Muricy Ramalho
Gols: Rafael Caldeira (SAN), aos 5’, Dimba (SAN), aos 13’ 2T.
CA: Boquita (POR), Alan Kardec (SAN).