Em clássico que reúne frente a frente os dois maiores campeões nacionais, Palmeiras e Santos medem forças no estádio do Pacaembu, neste sábado, às 18h30, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. As agremiações vivem momentos distintos na disputa. O time da baixada santista melhorou de forma circunstancial desde o retorno de Neymar, Ganso e Rafael ao time titular. De lá pra cá, foram dois jogos e duas vitórias. Retrospecto que alçou o alvinegro para a 12ª posição, com 23 pontos. Já o alviverde segue instável e pode cair para a zona de rebaixamento caso não vença. A equipe é 16ª, com 16 pontos.
Apesar de viver má fase no nacional, o Palmeiras conquistou a vaga para a terceira fase da Copa Sul-Americana ao eliminar o Botafogo (RJ), no Engenhão. O resultado — derrota por 3 a 1 —, contudo, é visto como preocupante pelo técnico Luiz Felipe Scolari, que espera postura diferente no clássico. “Nós nos classificamos, mas o sofrimento não foi o que queríamos. Agora, vamos esperar a recuperação dos jogadores e, no sábado, fazer um bom clássico. O nosso grande obstáculo são as lesões que estamos enfrentando”, falou.
Em relação aos desfalques, Felipão continua com bastante dificuldade para montar o time, mas pode celebrar os retornos do lateral-direito Artur e o meia Valdivia. Em contrapartida, o zagueiro paraguaio Román e o meia Patrik sentiram desconforto muscular após o jogo contra o Botafogo (RJ) e são dúvidas. Já o lateral-esquerdo Fernandinho, os volantes Marcos Assunção e Márcio Araújo (além de Wesley, lesionado desde abril), o meia Daniel Carvalho e os atacantes Maikon Leite e Luan estão vetados pelo departamento médico.
Do lado do Santos, o técnico Muricy Ramalho ainda não conta com o lateral-esquerdo Léo. Com isso Juan permanece no time titular. “Léo não deve participar. Está com problemas e vai ficar se recuperando. Está com um pouco de dor na panturrilha e no joelho. O time deve ser o mesmo (de quarta-feira)”, comentou o comandante em entrevista coletiva.
Esta é a única modificação no time titular nos últimos quatro jogos do time alvinegro. Mantendo a mesma formação, Muricy Ramalho ressalta a importância deste feito para o elenco. “É importante ter um conjunto. A parte coletiva é fundamental. Temos jogadores que no individual é muito forte, mas sempre depende do lado coletivo. Por isso, a repetição da escalação é importante para o grupo”, ressaltou o treinador.
Ficha técnica
Palmeiras: Bruno; Artur (Román), Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho; Henrique, João Vitor, Correa (Patrik) e Valdivia; Obina (Mazinho) e Barcos.
Técnico: Felipão.
Santos: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Patito Rodriguez e PH Ganso; Neymar e André.
Técnico: Muricy Ramalho.
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP/ASP-FIFA);
Assistentes: Márcio Luiz Augusto e Danilo Ricardo Simon Manis, ambos de São Paulo;
Quarto Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza;
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo;
Data: Dia 25 de agosto, às 18h30.