Nesta última semana, a diretoria do Núcleo M.M.D.C. de Itapira – “Cel. Francisco Vieira”, se reuniu com o Capitão da 3ª Companhia da Policia Militar de Itapira, Luciano Peixoto, que, devido à necessidade de adquirir materiais para o acervo do Núcleo, contando a história de Itapira durante a Revolução Constitucionalista de 1932 doou a quantia de R$150,00 de seu próprio bolso. Com esta quantia, os pesquisadores do Núcleo adquiriram um CD-R com centenas de fotografias inéditas mostrando a movimentação de tropas por toda a região e pelo Estado de São Paulo. Agradecemos de coração o apoio de nosso amigo, o Cap. Luciano Peixoto, seu nome está escrito não apenas em nosso livro caixa, pela doação, mas em nossos corações, por possibilitar a preservação da memória dos bravos combatentes Itapirenses de 1932.
O presidente e fundador do Núcleo M.M.D.C. de Itapira, o historiador Eric Lucian Apolinário, lembra que é de extrema importância a ajuda financeira de pessoas físicas e de empresas para manter as pesquisas do Núcleo, como também seus eventos cívicos, a restauração do acervo e a aquisição de novos materiais. Além de trabalhos acadêmicos, parcerias entre diversas universidades e arquivos públicos, o Núcleo M.M.D.C. de Itapira tem um projeto didático voltado para as escolas públicas e particulares.
Apolinário lembra o discurso feito por Walter RicciLuca em um evento do Núcleo no Circolo Italo Brasiliano em Julho: “não basta aplaudir e parabenizar, temos que apoiar, financiar estas pesquisas, as empresas que patrocinam o Núcleo, também acabam ganhando com isso”. Além disso, todo este trabalho é de extrema importância para a cidade de Itapira, que ganha com as informações apresentadas pelo Núcleo, como também pela possibilidade de melhoria no turismo e na área cultural. – conclui Apolinário.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.