O dia 25 deste mês as-sinalou a passagem da dos 10 anos da inauguração oficial da Nutron em Itapira. A empresa foi classificada na época como uma das grandes conquistas do setor industrial da cidade, numa fase em que durante os dois últimos mandatos de prefeito do atual deputado estadual José Antonio Barros Munhoz (de 1997 a 2004) a cidade atraiu dezenas de novas empresas, a Manufatura de Brinquedos Estrela e a Nutron, perfiladas lado a lado no Distrito Industrial criado em Barão Ataliba Nogueira, na SP 352 (Itapira-Jacutinga-MG).
A vinda da Nutron a Itapira - na época já era uma promissora empresa do setor de nutrição animal - envolveu muitas tratativas entre os seus fundadores e a administração municipal. O martelo foi batido no começo da década de 2000, com o compromisso da Prefeitura colaborar com o processo de edificação do futuro prédio. Eram fundadores e proprietários da empresa os empresários Luciano Roppa, Abílio Tardini, Gabriel Jorge Neto e Mário Penz, este último notável cientista do setor de Zootecnia.
A empresa foi criada originalmente em Campinas no ano de 1994 e chegou a ter uma unidade no Estado do Paraná antes de assumir o projeto de instalação em Itapira. Com o decorrer dos anos os sócios-fundadores se desligaram do empreendimento para alçar vôo solo.
A marca mais visível da presença dos antigos sócios em Itapira é a empresa Novagem, surgida de uma aposta de Gabriel Jorge Neto, que adquiriu a Fazenda Talismã, transformada posteriormente no quartel general do trabalho pioneiro desenvolvido por seu filho, Pedro Nacib Jorge Neto, numa empresa de alta tecnologia no ramo do desenvolvimento de embriões e fertilização in vitro.
Na qualidade de uma das empresas do setor que mais crescia em todo o Brasil no conceito do público consumidor, a empresa acabou tendo seus ativos adquiridos pela Cargill Alimentos, em 2007. A Cargill, empresa de origem norte-americana com 150 anos no setor de alimentação, está presente em 67 países e emprega cerca de 145 mil pessoas.
Muitas pessoas desconhecem, mas é muito grande a chance de comerem no almoço ou no jantar um suculento bife com matérias-primas de alta qualidade produzidas na fábrica da Cargill Alimentos, em Itapira. O mesmo pode ocorrer com o filé de frango, a bisteca suína, um irresistível ovo frito ou até mesmo com o leite que tomam no café da manhã.
Mas como isso pode ser possível? Funciona assim: a Cargill produz suplementos vitamínicos e minerais altamente eficientes e seguros na Unidade de Itapira – considerada uma das mais bem estruturadas no Brasil para a produção deste tipo de produto. Depois, estes suplementos vitamínicos e minerais são adicionados às rações de bovinos de corte, vacas leiteiras, frangos, galinhas e suínos.
“No momento em que comemoramos os 10 anos da fábrica da Cargill Alimentos de Itapira, não podemos deixar de destacar a satisfação de ter conquistado tanta importância na produção brasileira de alimentos nem de reconhecer o empenho dos mais de 300 colaboradores de Itapira, Mogi Guaçu, Jacutinga, Mogi Mirim, Campinas e outras cidades da região, que diariamente cumprem com comprometimento e profissionalismo seus importantes compromissos”, avalia Ronaldo de Oliveira Faria, gerente da Unidade.
Além da fabricação de 230 toneladas por dia de insumos utilizados na composição de rações animais, a Unidade de Itapira conta com um laboratório de matérias-primas e produtos acabados que é referência nacional e internacional. Além disso, trabalha com uma variedade de aproximadamente mil produtos diferentes para atender cerca de mil clientes espalhados por todo o Brasil. A Unidade também tem um centro de distribuição de matérias-primas, que atende outras duas fábricas da Cargill Alimentos: Toledo (PR) e Chapecó (SC).
“Os produtos que saem da Cargill em Itapira ajudam a alimentar não apenas as famílias da região, mas milhões de pessoas espalhadas pelo país e pelo mundo. E isso não é tudo: os suplementos vitamínicos e minerais produzidos aqui são utilizados por muitos de nossos clientes que exportam carne suína, bovina e de frangos para vários países das Américas, Europa e Ásia. Ou seja: o que fazemos aqui ajuda o Brasil a exportar carnes e gerar riquezas”, explica Ronaldo Faria.
Compromisso social
Mas não é a apenas a produção de insumos para rações que move a Cargill Alimentos em Itapira. A empresa faz parte da unidade da divisão de Nutrição Animal do grupo Cargill (uma das maiores organizações de produção e processamento de alimentos do mundo, com faturamento de US$ 137 bilhões (dados de 2013), que está presente nos cinco continentes e tem mais de 143 mil colaboradores (o dobro de toda a população de Itapira, por exemplo) e valoriza, e muito, o seu maior patrimônio: as pessoas. Esse compromisso motiva a unidade de Itapira a realizar várias ações sociais com a comunidade local. Alguns exemplos recentes: fornecimento de alimentos e produtos de higiene pessoal para o asilo de Itapira, a Casa da Criança e a Casa Transitória e cestas básicas para a campanha “Natal Solidário”.
“Novas iniciativas que valorizam os colaboradores da Cargill Alimentos e as comunidades locais estão programadas para o decorrer de 2015. Essas ações representam uma pequena retribuição da empresa às pessoas da região, que tanto têm valorizado nossa presença aqui, com o seu trabalho e respeito”, ressalta o gerente Ronaldo Faria.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.